Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

VALORIZAÇÃO DA CUIABANIA

Pedro Taques convoca sociedade para debater propostas viáveis para comemorar os 300 anos de Cuiabá em 2019

Foto: Chico Valdiner / GCom - MT

Pedro Taques convoca sociedade para debater propostas viáveis para comemorar os 300 anos de Cuiabá em 2019
Escritores, artistas, professores, produtores culturais, comunicadores, cineastas, secretários de Estado e pessoas simples da sociedade civil mato-grossense têm condições de opinar sobre os preparativos do tricentenário de Cuiabá. E o direito a vez e voz foi franqueado pelo governador José Pedro Taques (PSDB), que se reuniu com dezenas de representantes de diferentes segmentos, neste sábado (1), no salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás.

 
E o debate sobre os projetos para os 300 anos da capital mato-grossense traz um sabor diferenciado, porque quase sempre está envolto em um raro passionalismo. Pedro Taques ouviu as  opiniões e sugestões de quem vive em Cuiabá.
 
Leia Mais:
- Pedro Taques promete reforma de centros comunitários de Cuiabá, com emenda de Botelho e R$ 1 milhão de Emanuel

- LDO dirá se reuniões com Taques valeram e se "todos sobreviverão a 2018”, diz chefe do MPE

O chefe do Executivo tem compreensão de que pensar em obras, como rodovias, pontes e viadutos, é necessário nesse momento. Todavia, também é indispensável pensar em projetos intangíveis, “ações em que é possível sentir sem ver”.
 
Sob coordenação do advogado Eduardo Mahon,  membro da Academia Mato-grossense de Letras, o grupo – que se intitula “Cuiabá 300” – sistematizou uma série de ações que abrangem as áreas de comunicação, cultura, turismo, negócios, infraestrutura, ciência e tecnologia a fim de preparar Cuiabá para a chegada dos 300 anos, que serão completados em 2019.
 
No eixo estruturante da pauta apresentada está a educação: o ensino de história, geografia e literatura de Mato Grosso por meio de material didático elaborado por escritores e professores mato-grossenses e para alunos mato-grossenses.
 
“Com isso é possível preparar a “demanda”, que são os jovens mato-grossenses. Em um segundo momento, esses jovens serão capazes de identificar nas ruas, no patrimônio histórico, nas artes e na literatura os elementos históricos, geográficos e culturais do Estado”, ponderou Eduardo Mahon.
 
A partir desse eixo, orbitam as demais sugestões: aplicativos para celular em que é possível avaliar os pontos turísticos e históricos; agendas para os alunos da rede pública com as datas históricas de Cuiabá; álbum gráfico virtual e colaborativos, no formato da Wikipédia, para contar a histórias das famílias cuiabanas; álbuns de figurinhas para quem gosta de colecionar; entre outras.
 


“É possível fazer com a participação da sociedade civil, para entregar produtos mais baratos e criativos”, defendeu Mahon.
 
 O adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, observou que, num contexto ampliado, aprovou o encontro do fim de semana e acredita que será possível realizar um trabalho conjunto, entre Estado e sociedade civil.
 
“Foram apresentadas ideias e sugestões para que possamos, juntos, desenvolver uma grande comemoração para o aniversário de 300 anos de Cuiabá. São ideias maravilhosas, sendo que sobre algumas delas o governo já vem trabalhando. Teremos outras reuniões para alinhar ainda mais essas ações”, complementou Nigro. 
 
Pedro Taques já se reuniu com os vereadores de Cuiabá, dirigentes do movimento comunitário e outros segmentos, para debater propostas a serem implementadas nos 300 anos de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet