Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

QUASE UM SÉCULO DEPOIS

Ponte Dante de Oliveira pensada por Rondon liga MT a Goiás e será importante via para produção do Vale do Araguaia

Foto: Rafael Manzutti / GCom MT

Governadores tucanos Pedro Taques e Marconi Perillo, de Goiás, durante a inauguração da ponte sobre o rio Araguaia

Governadores tucanos Pedro Taques e Marconi Perillo, de Goiás, durante a inauguração da ponte sobre o rio Araguaia

Projetada inicialmente pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e pelo ex-presidente Theodore Roosevelt, dos Estados Unidos, a ponte sobre o rio Araguaia ligando em Cocalinho, em Mato Grosso, até Arauanã, em Goiás, foi inaugurada neste sábado (29), quase sem pompa; sem banda de música ou platéia numerosa, mas vai receber o nome do ex-governador Dante Martins de Oliveira (in memorian). Os governadores José Pedro Taques (PSDB), de Mato Grosso, e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, descerraram a placa e se deram as mãos, simbolizando a unidade dos estados.

 
A necessidade da ponte foi detectada, pela primeira vez, durante a Expedição Científica Rondon-Roosevelt, ocorrida entre 1913 e 1914. Mais de um século se passou até que Taques e Perillo toparam a empreitada, num momento de grave crise econômica no país, o que solapa os cofres dos governos estaduais.

Leia Mais:
- Pedro Taques e Thelma inauguram Ciclofaixa Dante de Oliveira tornam mais seguro acesso a Chapada

- Taques checa nova versão de acordo do VLT e diz ter atendido 24 das 26 recomendações dos MP's
 
Desta forma, a inauguração da ponte de 577 metros sobre o Rio Araguaia, representa a realização de um sonho centenário. O governador mato-grossense apresentou detalhes de uma série de ações voltadas para melhorar a infraestrutura da região, inclusive a ponte deve dar um boom de desenvolvimento, no médio e longo prazo.
 
Taques afirmou que serão construídas 220 pontes de concreto, que substituírão as antigas de madeira. As obras fazem parte do programa Pró-Estradas, com valor estimado em R$ 470 milhões.
 
“Estamos trabalhando por todo nosso Estado. Vamos executar este que é o maior investimento já feito na história para construção de pontes de concreto”, afirmou o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso. Em seu discurso, Taques destacou a parceria com Marconi Perillo para a conclusão da obra da ponte.
 
Resultado de Parceria Público-Privada, a ponte entre os municípios de Aruanã (GO) e Cocalinho (MT) será uma importante via para o escoamento de grãos e carne do estado de Mato Grosso.
 
Marconi Perillo confirmou que a será encaminhado um projeto para Assembleia Legislativa de Goiás indicando o nome do ex-governador Dante Martins de Oliveira (falecido), para batizar a ponte. “Faço essa indicação para homenagear o Dante, que em 1999 lançou comigo a construção desta ponte”, argumentou Perillo, que teve seu primeiro mandato na mesma época de Dante.
 
A ponte é um sonho antigo da região do Araguaia que dependia de balsas, que faziam a travessia somente nos horários de pico. Para construção da ponte foram investidos cerca de R$ 32,2 milhões. Conhecida como Ponte do Cocalinho, ela é a de maior vão livre já construída entre os estados, possuindo um vão central de 150 metros.
 
Com elevação de 50 metros da linha d’água, a ponte do Cocalinho possibilita a navegação comercial neste trecho do rio durante todo o ano. Ela possui 577 metros de comprimento, mais o encabeçamento de 800 metros de aterro do lado goiano, e 350 metros do lado mato-grossense. Representa a união dos estados como parte do projeto de integração do Brasil Central.
 
O secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, lembrou ainda que a rodovia de acesso a Cocalinho será pavimentada. A pavimentação da MT-326 faz parte do programa Pró-Estradas, maior programa de construção, reconstrução e manutenção de rodovia. O Governo do Estado já contabiliza 1.800 km de asfalto novo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet