Olhar Direto

Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

Dança das Cadeiras

Leandro Carvalho deixa comando da Secretaria de Cultura e Kleber Lima assume a pasta

Foto: Lucas Ninno/GCOM

Leandro Carvalho deixa comando da Secretaria de Cultura e Kleber Lima assume a pasta
O secretário de Estado de Cultura maestro Leandro Carvalho deixa o comando da Pasta após três anos à frente do cargo. Em seu Facebook, Carvalho publicou uma carta de despedida e informou que está de viagem marcada para o Reino Unido, onde irá passar uma temporada dedicando-se aos estudos. Em seu lugar quem assume é o então secretário de Comunicação, Kleber Lima, que passará o bastão da G-Com para o adjunto da Pasta, Marcy Monteiro.


Leia mais:
Gustavo de Oliveira decide deixar Secretaria de Fazenda; Taques ainda não tem substituto

“Sabíamos que o desafio seria grande, mas jamais poderíamos imaginar o que nos aguardava. Atravessamos a pior e mais dura crise econômica de todos os tempos. Crise política, ética e moral. Impeachment. Lutamos o bom combate e enfrentamos as dificuldades com dignidade e altivez. Foi um grande aprendizado”, escreveu o maestro na publicação.

Esta é a segunda troca feita no staff do governador Pedro Taques (PSDB) em menos de uma semana. Nesta quinta-feira (21), após desmentidos do próprio governador, Gustavo de Oliveira anunciou a sua saída da Secretaria de Estado de Fazenda.

Até o momento o substituto de Oliveira na Sefaz ainda não foi informado. Todavia, fontes seguras dão conta de que o secretário de Planejamento, Guilherme Muller, é o nome mais cotado para o cargo.

Na manhã desta sexta-feira (22) Taques esteve reunido com todo o seu secretariado no Palácio Paiaguás. A expectativa é de que nos próximos dias novas mudanças no staff do tucano sejam confirmadas, entre elas a troca no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atualmente ocupada por Carlos Avalone Júnior (PSDB).

Abaixo, veja a íntegra da nota divulgada pelo G-Com e a carta de despedida publicada por Leandro Carvalho:

"O governador Pedro Taques anunciou nesta sexta-feira (22), durante reunião com seu secretariado, a exoneração, a pedido, do maestro Leandro Carvalho da Secretaria de Cultura do Estado. 

Leandro foi selecionado para um programa de Chevening / Clore Leadership Programme no Reino Unido, com foco nas Indústrias Criativas - um dos mais importantes e competitivos programas de formação de lideranças do mundo, financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido e Clore Duffield Foundation. Foram mais de 65 mil pessoas concorrentes, de 140 países, para menos de 2% de selecionados.

Para o lugar de Leandro Carvalho o governador convidou o jornalista Kleber Lima, atual secretario de Comunicação. O atual adjunto do Gcom, Marcy Monteiro assumirá a pasta. As mudanças ocorrerão em janeiro"


Carta de despedida de Leandro Carvalho:

"Despeço-me do cargo de Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, posição que ocupei nos últimos três anos com muito orgulho, agradecendo ao Governador Pedro Taques pela oportunidade e confiança em mim depositada.

Aceitei o convite do Governador para assumir este grande desafio movido pela certeza de que é possível construirmos um Estado melhor trabalhando com seriedade e lisura.
 

Quando o Governador me fez o convite propunha (e continua propondo) uma profunda e corajosa transformação com a qual eu não poderia deixar de colaborar. Sabíamos que o desafio seria grande, mas jamais poderíamos imaginar o que nos aguardava. Atravessamos a pior e mais dura crise econômica de todos os tempos. Crise política, ética e moral. Impeachment. Lutamos o bom combate e enfrentamos as dificuldades com dignidade e altivez. Foi um grande aprendizado.
 

A SEC é hoje uma nova instituição, completamente reformulada, com um novo modelo de gestão e legislação. Recebemos apoio incondicional do Governador para levar este trabalho adiante, e também para ousar, arriscar e sonhar.
 

Conseguimos reverter a fusão da Cultura com o Esporte e Lazer e nos dedicamos a construir políticas de Estado e não de governo de turno.
 

Esta mudança começou em janeiro de 2015, com a reconstrução da instituição, nova sede (em abril), novo modelo de gestão, nova legislação (CPF da Cultura), recomposição dos quadros e valorização dos servidores de carreira.
 

Seguimos com programas e projetos finalísticos, implementados com impessoalidade e transparência, focando na interiorização e democratização do acesso, com destaque para o Vem pra Arena, MT Escola de Teatro, Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa, Circula MT, Prêmio Mato Grosso de Literatura, Prêmio Territórios e Tradições, Mapas MT, Circuito de Festivais de Teatro, Festival Mato-Grossense de Quadrilhas e outros investimentos sólidos em Cultura Popular e Tradicional, especialmente dos povos indígenas que representam uma extraordinária riqueza cultural.
 

Firmamos importantes parcerias para a realização de grandes exposições como a Bienal de São Paulo e Santos Dumont, reabertura do Cine Teatro, inauguramos novos equipamentos culturais, criamos o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual, iniciamos a implantação do Sistema Estadual de Museus, ampliamos e fortalecemos o Sistema Estadual de Bibliotecas, reformamos o Palácio da Instrução e modernizamos a Biblioteca Estevão de Mendonça, criamos uma nova rede de Pontos de Cultura, e tantas outras ações que trouxeram amplo reconhecimento nacional e internacional.
 

Para 2018, estão em fase de contratação as associações parceiras que irão gerir os museus a partir de novos parâmetros de funcionamento e ampliação dos investimentos, e também o lançamento das licitações para as reformas da antiga faculdade de direito para receber a Biblioteca Estevão de Mendonça, e do Grande Hotel, para se tornar o Centro de Referência da Economia Criativa, este último já com contrato assinado para apoio financeiro do BNDES.
 

Agradeço aos colegas secretários, os atuais e os que passaram pelo posto, pelo apoio no trabalho da Secretaria.
 

Agradeço a todos os servidores da SEC, minha aguerrida equipe de trabalho, pelo comprometimento, e por não medirem esforços no cumprimento dos nossos objetivos.
 

Por fim, agradeço imensamente meus pais, minha esposa Lúcia e meu filho Heitor pelo apoio e compreensão pelas longas e frequentes ausências, sem os quais não teria sido possível vencer esse desafio.
 

A partir de agora, irei me dedicar ao Chevening / Clore Leadership Programme no Reino Unido, com foco nas Indústrias Criativas. Tive o privilégio de ser selecionado para um dos mais importantes e competitivos programas de formação de lideranças do mundo, financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido e Clore Duffield Foundation. Foram mais de 65 mil pessoas concorrentes, de 140 países, para menos de 2% de selecionados.
 

Também continuarei me dedicando à Direção Artística da Orquestra do Estado de Mato Grosso, especialmente na construção da Temporada 2018 e no lançamento do disco “Terra de Sonhos” com Renato Teixeira, dentre outros projetos artísticos.
 

Despeço-me com a certeza de dever cumprido e com a convicção renovada que podemos transformar o Brasil em um país mais justo e desenvolvido".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet