Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

É A ÚLTIMA QUE MORRE

PTB apela para Antônio Joaquim se manter candidato ao governo de MT mesmo sob investigação

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Antônio Joaquim continua no páreo pelo PTB para disputar o governo de Mato Grosso

Antônio Joaquim continua no páreo pelo PTB para disputar o governo de Mato Grosso

Mesmo no mar de incertezas que cerca o futuro político do conselheiro afastado Antônio Joaquim Neto, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o PTB não recua da pré-candidatura ao governo de Mato Grosso. A cobrança para que permaneça firme partiu da Executiva Regional petebista, por conta dos crescentes rumores de que, sem conseguir se aposentar, Antônio Joaquim avaliava jogar a toalha.

 
O apelo é para que continue sendo alternativa da oposição. “O PTB vem informar que fez um apelo ao Excelentíssimo  conselheiro Antonio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, para que ele permaneça firme em sua intenção de se filiar à nossa agremiação partidária, tão logo se resolva a questão de sua aposentadoria, bem como mantenha firme o seu nome à disposição do PTB como alternativa para a disputa pelo cargo de governador de Mato Grosso”, observou o presidente em exercício do PTB, advogado Alex Vieira Passos.

Leia Mais:
- Família pressiona Carlos Bezerra, considerado eterno presidente do PMDB, para “repensar vida pública”
 
- Oposição não confia em Mendes para disputar governo e está entre Antônio Joaquim e Wellington Fagundes

Na verdade, o PTB tinha colocado 20 de fevereiro para Antônio Joaquim se aposentar, como conselheiro do TCE, em pedido que depende de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele teria prazo maior para se desvencilhar do processo em que é investigado pela Procuradoria Geral da República, em delação do ex-governador Silval Barbosa.
 
“O PTB de Mato Grosso espera que bem seja deferida a aposentadoria do conselheiro Antonio Joaquim, para que ele, com toda a sua inegável liderança e capacidade de articulação política e a sua ampla e reconhecida experiência em gestão pública, venha contribuir no processo de definição de uma candidatura forte e representativa das forças políticas que querem resgatar a gestão do Governo de Mato Grosso”, emendou Vieira Passos.
 
No limbo
 
Afastado das funções no TCE e sem conseguir se aposentar, Antônio Joaquim tem sido forçado a usar e abusar das redes sociais, nos últimos meses. Ele não é conselheiro, porque está afastado do TCE por determinação do ministro do Luiz Fux, do STF. E não se aposentou, porque a Procuradoria Geral do Estado (PGE), por determinação do governador José Pedro Taques (PSDB), pediu autorização do STF para homologar o pedido de aposentadoria.
 
Por conta disso, Antônio Joaquim tem se agarrado a divulgações de vídeos no Youtube, WhatsApp e Facebook, entre outras redes sociais, para divulgar suas propostas e, principalmente, atacar o governo Pedro Taques. Entre os itens mais criticados pelo conselheiro afastado estão o que considera como ofensa à autonomia da capacidade dos municípios de se governarem pelos seus próprios meios. “O governador se comporta como um ditador. Pedro Taques fere a autonomia dos municípios mato-grossenses”, denunciou Antônio Joaquim, em vídeo divulgado pelas redes sociais.
 
O atraso no repasse das verbas é considerado afronta à Constituição Federal, já que   parcela de vários impostos do governo federal e do governo estadual pertence aos municípios – Artigos 158 e 159 da Carta Magna da República.  “Pedro Taques age como ditador e  não respeita a  autonomia dos municípios. Prejudica financeiramente a vida das cidades de Mato Grosso, pois a transferência irregular ou atrasada dos recursos para os nossos municípios é crime”, sintetizou Antônio Joaquim.
 
A íntegra da Nota Pública do PTB para Mato Grosso:

Nota Pública à sociedade mato-grossense
 
 
O Partido Trabalhista Brasileiro em Mato Grosso - PTB/MT vem à publico, em respeito à sociedade mato-grossense, aos seus filiados e demais militantes da causa trabalhista, e também em elevada consideração  a toda a classe política deste Estado, informar que fez um apelo ao Excelentíssimo Sr. Conselheiro Antonio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, para que ele permaneça firme em sua intenção de se filiar à nossa agremiação partidária, tão logo se resolva a questão de sua aposentadoria, bem como mantenha firme o seu nome à disposição do PTB como alternativa para a disputa pelo cargo de governador do Estado de Mato Grosso.
 
O PTB de Mato Grosso, sabedor que Antonio Joaquim, face à indefinição do processo de aposentadoria, tinha se imposto o dia 20 de fevereiro como data limite para tomar uma decisão pessoal, de liberar ou não os futuros companheiros partidários do compromisso relativo à  candidatura, fez questão de lhe reiterar o compromisso e sugerir que ele estenda essa sua data limite até começo do mês de abril, quando se encerram os prazos eleitorais relativos à filiação partidária.
 
O PTB de Mato Grosso espera que bem antes dessa mencionada data limite o processo de aposentadoria do conselheiro Antonio Joaquim já esteja encerrado, para que ele, com toda a sua inegável liderança e capacidade de articulação política e a sua ampla e reconhecida experiência em gestão pública, venha contribuir no processo de definição de uma candidatura forte e representativa das forças políticas que querem resgatar a gestão do Governo de Mato Grosso do caos em que se encontra e recolocá-la em trilhos que promovam o desenvolvimento, o progresso e a paz social que o povo deste Estado almejam.
 
                                      Cuiabá-MT, 16 de fevereiro de 2018
 
 
              Alex Vieira Passos
Presidente em exercício do PTB de Mato Grosso
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet