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Quinta-feira, 25 de julho de 2024

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Após vistoria

CRM compara caos no HPSMC a um 'ambiente de guerra'

O atendimento realizado atualmente no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é caótico, comparado ao ambiente de socorro médico existente em campos de guerra....

Foto: CRM-MT

CRM compara caos no HPSMC a um 'ambiente de guerra'
O atendimento realizado atualmente no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é caótico, comparado ao ambiente de socorro médico existente em campos de guerra. Essa é a análise do presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Arlan de Azevedo, após ter realizado vistoria ao hospital no último dia 23.


O Pronto Socorro da capital está em reforma desde outubro de 2009 e deve ser inaugurado na próxima segunda-feira (31). Foram investidos R$ 6 milhões, sendo R$ 3 milhões destinados às obras estruturais e os outros R$ 3 milhões para a aquisição de novos equipamentos.

Durante os meses de reforma a unidade manteve os atendimentos de urgência e emergência. “O problema foi a maneira como isso foi feito, o caos como os pacientes estão sendo atendidos enquanto a obra não é concluída. Não foi feita uma adequação digna”, diz Azevedo.

O CRM-MT elaborou um relatório da visita, detalhando diversos problemas, tais como superlotação, atendimento improvisado em macas e cadeiras, falta de locais adequados para preparo de medicamentos (sem as medidas necessárias de higiene), banheiros em condições precárias, remédios armazenados próximos a locais de coleta de urina e fezes dos pacientes, espaço físico insuficiente, tetos e outras estruturas física danificadas, que ocasionam risco a pacientes e profissionais.

“No Box 7 há paciente esperando há 7 dias para ser transportada. Não há local para lavagem das mãos, devendo este ato ser feito no expurgo de materiais contaminados e secreções. Saliente-se que este ato, neste local, é absolutamente inapropriado”, consta de trecho do relatório.

Azevedo comenta que nem privacidade existe para o atendimento, além da falta de condições adequadas do ponto de vista da saúde, sendo algo humilhante principalmente aos pacientes, muitos deles tendo que tirar a roupa e receber atendimento em corredores ou em pé entre outros pacientes.

O relatório do CRM-MT já foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Vigilância Sanitária e está sendo enviado à Secretaria Municipal de Saúde.

Confira as fotos feitas pelo Conselho durante a vistoria:
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