Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

JULGAMENTO DO MENSALÃO

Supremo confirma condenação de três réus ligados ao banco Rural

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quinta-feira (6) a condenação, por unanimidade, de Kátia Rabello (dona do banco Rural) e de José Roberto Salgado (ex-vice-presidente da instituição) por gestão fraudulenta. Vinícius Samarane (vice-presidente do Rural) foi condenado por oito votos a dois pelo mesmo crime. Em relação à mesma acusação, Ayanna Tenório (ex-dirigente do banco) foi absolvida por nove dos dez ministros que analisaram o item 5 da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF). Veja no Olhar Jurídico como foi a sessão realizada hoje. 


Veja como votou o ministro de MT Gilmar Mendes nesta quinta no STF

De acordo com MPF, os quatro réus permitiram empréstimos simulados para o PT e para as agências de publicidade de Marcos Valério. Eles teriam permitido e renovado as transações mesmo com a falta de garantias ou mesmo sem o preenchimento do cadastro dos clientes da instituição financeira. O dinheiro, segundo o MPF, teria alimentado o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso.

O STF, além do item 5, já analisou o item 3 da denúncia (referente aos desvios de dinheiro da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil), condenando o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e Henrique Pizzolato (ex-diretor de marketing do Banco do Brasil) por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Os empresários Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach -- ex-sócios em agências de publicidade -- foram condenados por corrupção ativa e peculato. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet