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Domingo, 16 de junho de 2024

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Inmetro vai certificar 'caixas pretas' de caminhões, ônibus e vans

O aparelho fica embaixo do volante e guarda até a quantidade de freadas. Mas só agora o equipamento vai ser testado e certificado pelo Inmetro. Ao todo, 270 oficinas mecânicas, no país, foram credenciadas pelo Instituto de Metrologia.

Obrigatório há mais de 20 anos, o cronotacógrafo é uma espécia de "caixa preta" de caminhões, ônibus e vans. O aparelho fica embaixo do volante e guarda até a quantidade de freadas. Mas só agora o equipamento vai ser testado e certificado pelo Inmetro.


Ao todo, 270 oficinas mecânicas, no país, foram credenciadas pelo Instituto de Metrologia para instalar o aparelho que depois ganha um selo de qualidade e um lacre.
A inspeção é obrigatória em veículos de carga perigosa, transporte de estudantes, de passageiros e caminhões com peso bruto acima de 4,5 mil kg.

Aprovado no teste, o motorista recebe um certificado. O documento vale dois anos e vai ser exigido nas fiscalizações de trânsito e na hora de renovar a licença para trabalhar. Nos primeiros três meses, os motoristas não vão ser multados. Apenas vão receber informações sobre a nova lei.

A tendência é que as gravações no equipamento ajudem a diminuir e a explicar os acidentes nas estradas.

“Vai certamente reduzir o número de acidentes, porque ele é o nosso vigia. Ele vai funcionar como a caixa preta, semelhante a caixa preta dos aviões”, afirma o diretor do Ipem Tadeu Mendonça.
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