Olhar Direto

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Carros & Motos

Puro design: conheça o Audi A5 Sportback

Cupê quatro portas. Essa é a moda do momento entre os carros de luxo na passarela de asfalto. Esse estilo de carroceria, assim chamada por conta da inclinação suave da coluna C, vem roubando a cena em meio ao tradicionalismo do mundo dos sedãs. A lista, iniciada com o Mercedes-Benz CLS, já inclui Porsche Panamera, Aston Martin Rapide e Volkswagen Passat CC. O mais novo da turma é o Audi A5 Sportback, versão baseada na opção duas portas do carro que a marca dos quatro anéis considera o mais bonito de sua extensa linha. E o melhor, ele já está à venda no Brasil.


Para marcar a recepção do carro no mercado nacional, a Audi convidou a imprensa para provar a novidade nas estradas aos arredores de Indaiatuba, no interior de SP. O A5 com quatro portas vem para o país inicialmente apenas na versão com motor 2.0 TFSI de 214 cavalos de potência e 35 kgfm de torque. Seu irmão duas portas, por outro lado, é oferecido por aqui somente na opção 3.2 V6. A transmissão é a Multitronic, cujo funcionamento remete aos sistemas CVT de Honda e Nissan. Porém, no carro da marca alemã há 8 marchas fixas.

O apelo visual é a grande característica do A5 Sportback. Suas linhas transpiram esportividade com a quantia certa de elegância. “É puro design. O tipo de comprador desse carro valoriza o desenho. É o caso de donos de agência de publicidade e diretores de arte”, aponta Leandro Radomile, diretor comercial da Audi Brasil. O perfil desse potencial cliente também deve incluir o atributo “bem sucedido”. Para levar essa bela máquina para garagem é preciso desembolsar no mínimo R$ 189.000. O valor ainda pode aumentar com a instalação do sistema de som de alto padrão Bang & Olufsen e o conjunto de rodas aro 19”, no lugar das de 18”, que vêm série (os preços dos acessórios complementares ainda não foram divulgados pela Audi).

Sala de estar em alta velocidade

Ao abrir a porta do A5 Sportback o motorista é convidado a acelerar bem acomodado em bancos com fino revestimento de couro e alcantara, material de acabamento digno de carro esportivo. A posição de pilotagem, como todo cupê deste porte, é baixa e o volante com comandos de som e paddle shifts para trocas de marcha tem excelente pegada. Os assentos também contam com prolongadores, que melhoraram ainda mais o conforto para as pernas. Já para ligá-lo é preciso inserir a chave no painel e pressioná-la. É hora de acelerar!

O ronco do motor 2.0 não chega a empolgar tanto quanto sua capacidade. Munido de turbo compressor e sistema de injeção direta de gasolina, o bloco gera o torque máximo de 35 kgfm entre 1.500 rpm e 4.200 rpm. Uma faixa bastante plana. “Isso você perceberam bem nesse A5 ao realizar retomadas”, sugeriu Radomile. Faço de duas formas. No modo automático, trafegando a 80 km/h faço o kick down no pedal do acelerador (reduções de marcha automática), e o propulsor urra forte, elevando o giro e fazendo o carro disparar com vigor. Da outra maneira, agora no modo manual, bato na borboleta da direção do lado esquerdo cinco vezes, indo da 8º marcha direto para a 3º, e piso fundo. A sensação de força é ainda maior, apesar de um pequeno delay na resposta do câmbio com relação continuamente variável.

Segundo a Audi, o A5 Sportback nessa configuração é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7s4 e atinge a velocidade máxima de 234 km/h. É quase o mesmo desempenho do modelo duas portas com motor V6. A forma como o carro roda também merece destaque. Com pneus 245/40 R18 e a suspensão independente, o cupê devora curvas em alta velocidade com uma estabilidade impecável. É um legitimo esportivo.

Beleza com conteúdo

Mesmo sem os itens opcionais já citados, o A5 Sportback possui uma vasta lista de equipamentos de série. Para segurança maior, o carro vem com sistema de freios a discos nas quatro rodas com ABS (antitravamento das rodas) e ESP (controle eletrônico de estabilidade) com o destaque do travamento eletrônico do diferencial frontal, que balanceia o torque das rodas em curvas, diminuindo o diâmetro de giro. Há também 8 airbags no interior, sendo as bolsas infláveis frontais com estouro programado de acordo com a posição dos bancos do motorista e passageiro.

As comodidades continuam com nos sensores de luz e chuva e para auxílio de estacionamento, com aviso sonoro e visual na tela de LCD no centro do painel. O A5 Sportback à venda no Brasil também vem de fábrica com teto solar elétrico, farol bi-xênonio com leds para iluminação diurna e rádio Audi Symphony, com CD-Player, conexões externas (USB e iPod) e disco rígido para armazenamentos de arquivos.

O A5 também surpreende também no espaço para bagagem. Ao todo, o porta-malas carrega 480 litros de volume de carga, capacidade que pode ser ampliada para até 980 l com os bancos traseiros rebatidos. Mas é preciso tomar cuidado ao fechar a tampa, uma vez que a peça tem o caimento mais inclinado.

Conclusão

Mais do que um belo carro, o A5 Sportback é uma obra de arte de engenharia. Sua carroceria e chassi são feitos de alumínio, assim como o motor, câmbio e suspensão. Isso é uma característica que não se vê muito na indústria, mesmo nos catálogos de fabricantes ainda mais refinadas que a Audi. Além disso, o carro tem um preço sedutor para o segmento onde o luxo se mistura a doses ainda maiores de esportividade e bom gosto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet