Olhar Direto

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias | Política BR

intenções

Suplicy quer medir força com Mercadante antes de PT escolher candidato de SP

Suplicy quer medir força com Mercadante antes de PT escolher candidato de SP
Na tentativa de convencer o PT a apoiar o seu nome ao governo de São Paulo, o senador Eduardo Suplicy (PT) defende que o partido realize pesquisa de intenção de voto no Estado antes de optar pelo senador Aloizio Mercadante (PT) como candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Mesmo se mostrando contrário à realização de prévias no partido para a escolha do candidato, Suplicy disse que o partido deve levar em conta as chances de cada um antes de escolher quem vai disputar o governo do Estado.


"Se o Aloizio estiver melhor do que eu ou equivalente a mim, não terei problema em apoiá-lo. Se a pesquisa mostrar que estou melhor, seria interessante poder examinar isso, mas estou aberto ao diálogo", afirmou à Folha Online.

Suplicy foi chamado para uma conversa na próxima segunda-feira com o presidente do PT de São Paulo, Edinho Silva, para discutir as eleições no Estado. O partido pressiona o senador a desistir da sua pré-candidatura, já que Mercadante tem o apoio da cúpula da legenda para ser candidato --incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Suplicy, por sua vez, disse que não pode ignorar a militância favorável à sua candidatura, por isso afirmou que vai analisar a conjuntura eleitoral antes de uma eventual desistência. Mas declarou não estar disposto a provocar prévias depois que o PT recomendou a unidade da legenda.

"Não vou forçar a prévia porque o partido solicitou que não haja prévia. Mas eu acho necessário um diálogo de bom senso que leve à unidade. Eu quero colaborar para um entendimento", afirmou.

O senador disse que, entre as questões que podem influenciar na sua decisão, está a disposição de Mercadante e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, em implementar a transição do programa Bolsa Família para a renda básica de cidadania --principal bandeira de Suplicy.

"Se não for eu, é muito importante saber quem vai levar esse objetivo em consideração. Se o Mercadante e a Dilma abraçarem essa causa com todo o fervor, eu vou levar isto em conta", afirmou.

Manifesto

Simpatizantes da candidatura de Suplicy entregaram ontem ao comando do PT-SP um manifesto em apoio ao nome do petista. O senador reuniu mais de 3.000 assinaturas de filiados favoráveis à sua candidatura com o argumento de que, pelo estatuto do partido, cada pré-candidato precisa reunir um por cento das assinaturas dos 297 mil filiados no Estado --por isso afirma que cumpriu exigência prevista nas regras da legenda.

Intitulado de "Queremos um governo do PT, queremos Suplicy governador", o manifesto afirma que o partido deve ter candidato próprio ao Palácio dos Bandeirantes, optando pelo senador petista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet