Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AL aprovará consulta eletrônica de projetos legislativos

Neste ano os deputados da Assembléia Legislativa deverão aprovar o Projeto de Lei nº 706/08, que institui o sistema eletrônico de busca de proposição em trâmite na Casa de Leis. A iniciativa de autoria do deputado estadual Alexandre Cesar (PT) encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O sistema de consulta proposto pelo parlamentar chama-se Hermeslegis e visa dar mais transparência e publicidade aos trabalhos do Legislativo.


O presidente da Casa, deputado estadual José Riva (PP), afirmou que uma das principais metas neste ano é exatamente dar ao cidadão a possibilidade de consultar pela internet tudo quanto é apreciado pelos parlamentares em plenário. Atualmente, o internauta que acessa o site oficial da Casa de Leis* consegue consultar apenas a legislação Estadual vigente, mas não as matérias que tramitam em plenário, nas comissões de mérito ou CCJR. Estas são restritas a poucos servidores da AL que possuem uma senha fornecida pela administração para o acompanhamento do trâmite.

A consulta dos projetos em trâmite na AL é uma reivindicação de toda a sociedade. Recentemente, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) reivindicou ao presidente José Riva a disponibilização de um sistema eletrônico para saber do andamento de projetos de interesse dos produtores.

O sistema Hermeslegis proposto pelo líder da bancada petista será disponibilizado a toda e qualquer pessoa no site da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. No banco de dados do sistema vão constar: os Projetos de Emendas Constitucionais, Projetos de Leis Complementares, Projetos de Leis Ordinárias, Projetos de Resoluções e Requerimentos. Também será incluída a legislação Estadual, que compreende Leis Complementares, Ordinárias, Decretos Legislativos e Resoluções do Poder Legislativo Estadual.

A busca poderá ser feita nos seguintes campos de pesquisa: autor do documento, compreendendo o signatário do documento público, emenda do documento, com o resumo informativo do documento público e texto livre para fazer busca com qualquer palavra constante no documento público.

Os interessados serão ainda informados de todos os andamentos da tramitação da proposição pesquisada, se já foi aprovada em primeira ou segunda votação, ou pela CCJR, comissões de mérito, etc. A intenção é também disponibilizar um e-mail para que os internautas possam tirar suas dúvidas sobre o sistema.

O deputado Alexandre Cesar embasou o projeto de lei no parágrafo 2º do artigo 16 da Constituição Estadual, onde é estabelecida a obrigatoriedade de publicizar ao cidadão informações objetivas dos projetos do Estado anteriormente à aprovação. "É necessário dar ao cidadão acesso direto aos trabalhos realizados no poder Legislativo de Mato Grosso, como bem autorizam os parágrafos únicos dos artigos 1º da Constituição Federal e da Constituição Estadual. Alegar suposta inconstitucionalidade do projeto em razão de interpretação descabida dos artigos 21 da Constituição Estadual e 26 da Federal, de que o exercício da democracia é de exclusividade do Poder Legislativo é um pensamento reacionário, que remonta as mesmas críticas feitas em ocasião do alargamento da representação política às camadas populares ou à introdução do sufrágio universal, incluindo os pobres, analfabetos e mulheres", pondera o parlamentar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet