Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

PT e PMDB terão palanque único em Minas, mas adiam definição sobre chapa conjunta

Reunida na manhã desta quarta-feira, a cúpula nacional de PMDB e PT declararam que somente em 6 de junho deve haver o anúncio sobre a chapa conjunta em Minas Gerais. A divergência entre Hélio Costa (PMDB) ou um petista para a candidatura ao governo do Estado representa um dos maiores nós entre os dois partidos, que nacionalmente devem se unir em torno da petista Dilma Rousseff.


Os presidentes do PT, José Eduardo Dutra, e do PMDB, Michel Temer, disseram que a única decisão tomada é que as duas legendas terão uma candidatura única, cuja definição se dará por meio de "critérios políticos".

Nos bastidores, os peemedebistas afirmam que o adiamento tem como objetivo não melindrar a militância mineira do PT, que recentemente realizou uma prévia entre o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel, que acabou vencendo por uma pequena margem de votos.

Para a legenda, o nome de Hélio Costa, que é o preferido do presidente Lula, encabeçará a chapa, independentemente dos "critérios políticos adotados". Mas também nos bastidores, petistas alimentam a esperança de que o tempo possa beneficiá-los, em caso de uma subida de Dilma nas pesquisas. Isso, na avaliação deles, diminuiria um pouco o peso do PMDB na aliança nacional da petista.

Participaram da reunião Dutra, Temer, Costa e Pimentel. Na saída, os discursos foram na linha de que os entendimentos têm avançado. "Não vai haver palanque do PT e outro do PMDB em Minas", disse Dutra. "Haverá uma única chapa", reforçou Temer.

Os problemas entre PT e PMDB levaram ao cancelamento do encontro nacional que os peemedebistas fariam em Brasília, no dia 15. O apoio a Dilma, agora, ficou para a convenção nacional do partido, em 12 de junho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet