Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Crianças organizam evento em comemoração ao Dia das Mães

A coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do bairro Jardim dos Estados organizou, nesta terça-feira (04/05), uma comemoração ao Dia das Mães. Durante o evento, crianças e jovens participantes das ações do programa apresentaram um pouco do trabalho realizado neste ano: dança, música e apresentação teatral. As cerca de 80 mães que prestigiaram a festa receberam, ainda, presentes e foram convidadas a saborear um café da manhã preparado pela própria equipe do Peti em parceria com o OSCIP Instituto Atitude.


“Estamos felizes em participar deste evento. Sabemos dos inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo Peti na região do Jardim dos Estados. Isso traz segurança às mães que aqui deixam seus filhos. Elas se sentem seguras em saber que as crianças e os jovens estão em um espaço confiável”, destacou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Miriam Hazama, em seu discurso.

A secretária colocou-se à disposição de toda a comunidade para o desenvolvimento de outras ações sociais que contribuam com o bem-estar daquela localidade. “Vamos fazer o impossível para implementar trabalhos como este por toda a nossa cidade”.

“Esta é uma oportunidade que temos para que as mães conheçam, de perto, todo o trabalho que desenvolvemos aqui. Muitas nem conhecem o potencial de seus filhos e, por meio das várias apresentações culturais que preparamos, terão ciência de quantas coisas belas seus filhos são capazes de fazer”, explica a coordenadora do Peti, Cleonice Cassemiro Jovino. Na oportunidade, a padaria comunitária foi inaugurada. “Agora, parte de nossas refeições será preparada aqui”.

Para a dona de casa Maria da Conceição Alves o evento organizado pelo Peti está aprovado. “Achei tudo muito lindo. Não conseguiria destacar um momento só desta festa, gostei de tudo. Todos estão de parabéns pela organização”, frisa. Ela tem um filho de 10 anos que participa, desde o ano passado, das atividades oferecidas pelo programa.

A UNIDADE - Localizado no bairro Jardim dos Estados, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atende, atualmente, 120 crianças e jovens com idades entre seis e 16 anos de região circunvizinha, ou seja, oito bairros. Além do reforço escolar, todos têm, gratuitamente, aulas de iniciação esportiva e artes (teatro, dança e música).

O professor de teatro e artes, José Diaz de Souza, lembra que o principal critério para ingresso ou permanência no Peti é o desempenho escolar. “Estamos sempre avaliando os boletins de nossos alunos”. Ele lembra que todas as atividades do programa são desenvolvidas no período em que a criança ou jovem não está em sala de aula, o chamado “contraturno”.

Em Várzea Grande há 17 núcleos do Peti em atuação. Isso significa um atendimento a mais de 2.000 crianças e jovens de várias regiões da cidade. O Peti, que é um programa do Governo Federal, oferece uma bolsa fixa de R$ 40 aos estudantes da zona urbana e R$ 25 da zona rural.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet