Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

Paixão por cerveja motiva lançamentos de livros; monte sua estante

A ligação do brasileiro com a cerveja daria uma história de amor sem ponto final. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o país está em quarto lugar no ranking mundial dos fabricantes da bebida, com um volume anual estimativo de 10,91 bilhões de litros em 2009.


Seja debaixo de muito sol ou numa roda de amigos, a paixão pelas geladas está quase sempre presente. Para quem quer extrapolar o gosto pelo consumo e aprender mais sobre a loira mais querida do Brasil, guias ilustrados como "O Livro da Cerveja" (Nova Fronteira, 2009). Completa e detalhada, a publicação seleciona 1.700 rótulos de mais de 800 cervejarias do mundo todo.

Em formato de enciclopédia o volume nacional "Larousse da Cerveja" (Larousse, 2009) segue a mesma linha e busca responder às principais dúvidas de qualquer "cervejófilo", tratando da história, das etapas de produção e até de suas afinidades gastronômicas.

Arte

Saiba tudo sobre a loira preferida do Brasil nestes livros que tratam da cerveja com abordagens variadas

Com "A Cerveja" (Publifolha, 2008), Josimar Melo lembra que a segunda bebida mais consumida no mundo -atrás apenas do chá, em dados de 2000- é tão ligada à cultura brasileira que é produto de desejo tanto de ricos e de pobres, a ponto de ter sido homenageada no samba enredo da escola Império Serrano, no carnaval carioca de 1985. O crítico de gastronomia da Folha também questiona a máxima de que a cerveja deve ser servida "estupidamente gelada", pois o frio excessivo deteriora a apreciação na hora de degustar.

Com uma edição mais descontraída, "O Catecismo da Cerveja (Senac São Paulo, 2003)" deve fazer parte de qualquer biblioteca cervejeira. O livro pode ser visto como uma bíblia do gênero, já que é escrito pelo austríaco Conrad Seidl, conhecido como o "papa" da cerveja. Além de matar curiosidades básicas do leitor, o autor desmistifica também muitas crenças e superstições. A edição brasileira é abrilhantada por ilustrações do boêmio cartunista Jaguar, um dos fundadores do extinto jornal "O Pasquim".

A cerveja também é tema do resgate histórico "Os Primórdios da Cerveja no Brasil" (Ateliê, 2005), onde o médico e enólogo Sérgio de Paula Santos discorre sobre a origem dessa relação entre a bebida e o brasileiro desde o período colonial, passando pelo marco industrial que representou o surgimento das primeiras fábricas em Rio de Janeiro e São Paulo.

Se o leitor mais exigente ainda não estiver saciado com estas opções de livro sobre cerveja, a bebida composta por água, lúpulo e cevada maltada ainda é tema de tese em "História do Mundo em 6 Copos" (Zahar, 2005), onde o autor Tom Standage argumenta que as bebidas impulsionaram grandes feitos na história da humanidade. No caso da cerveja, sua elaboração na Mesopotâmia teria possibilitado a fixação geográfica de tribos nômades e a adoção da agricultura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet