Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

kit

Teste caseiro para exame de DNA provoca polêmica nos EUA

Um kit para fazer o teste de DNA em casa teve as vendas canceladas antes mesmo de chegar às prateleiras. O exame revela a origem biológica da pessoa que, uma vez conhecida, pode indicar ...

Um kit para fazer o teste de DNA em casa teve as vendas canceladas antes mesmo de chegar às prateleiras. O exame revela a origem biológica da pessoa que, uma vez conhecida, pode indicar doenças futuras. Comerciantes americanos apostam que o teste é confiável, mas o governo alerta que o exame pode confundir.


O produto estava pronto para entrar no mercado. "As pessoas devem ter direito a qualquer tipo de informação sobre a saúde delas", dizia o fabricante. O kit serve para fazer testes genéticos - capazes de identificar o risco de alguém desenvolver doenças, entre elas, diabetes, câncer, Alzheimer, Parkinson e até obesidade. Isso já existe e, apesar do resultado contestado, pode ser comprado via internet ou diretamente nos laboratórios.

A novidade é que este kit iria ser encontrado nas prateleiras das farmácias. Bastaria a pessoa comprar, colocar um pouco de saliva no pote e mandar tudo pelo correio para análise. O acesso fácil, sem acompanhamento médico, a incerteza do procedimento correto viraram motivo de discussão nos Estados Unidos.

"Meu Deus, não devo ter filhos porque vou morrer jovem. Vou gastar todo meu dinheiro e deixar os estudos," diz uma professora, lembrando como os testes poderiam interferir na vida de uma pessoa.

O departamento americano que controla a venda de remédios entrou na discussão e pediu esclarecimentos ao fabricante. Foi o suficiente para uma rede de farmácias, que planejava comercializar os kits a partir desta sexta-feira (14) em mais de sete mil lojas espalhadas pelo país, suspender as vendas.

Sobrou também para os outros fabricantes do mesmo produto - que vendem na internet, nos laboratórios, nos consultórios médicos. Eles ainda podem comercializar, mas foram convocados a dar mais informações sobre os testes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet