Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

em mt

Fórum define ações contra violência sexual

Foto: Reprodução

Fórum define ações contra violência sexual
O Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, integrante da Vara Especializada da Infância e Juventude, cujo titular é o diretor do Foro, juiz Jones Gattass Dias, divulgou esta semana as diretrizes apontadas durante o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorrido nos dias 5 e 6 de maio em Várzea Grande. Entre as principais sugestões estão a criação de um fórum permanente de enfrentamento ao tráfico de pessoas e à violência sexual infanto-juvenil, com a participação efetiva dos jovens da cidade; a manutenção de constantes campanhas educativas, em parceria com os meios de comunicação, objetivando a conscientização da opinião pública sobre a necessidade da mudança cultural voltada para a qualificação do atendimento de crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência; além de encontros mensais de capacitação dos jovens.


A mobilização deve envidar esforços no tocante à ampliação e fortalecimento das redes de proteção e responsabilização. O fórum levantou também propostas voltadas para a realização de eventos educativos para capacitação de professores e agentes públicos; divulgação e articulação entre os atores sociais, Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e instituições públicas e privadas; discussão da reformulação do sistema prisional e preventivo; promoção, no Pólo Regional, de encontros a cada 30 dias para discutir as ações desenvolvidas nos municípios, bem como campanhas de conscientização popular.

Entre as ações que demandam investimentos e ampliação de estrutura estão a criação e promoção de mecanismos que gerenciem o acesso da internet por parte das crianças e adolescentes a fim de evitar uso indevido; realização de cursos de capacitação para pesquisa da análise da situação de tráfico de pessoas e violência sexual; criação, construção e ampliação de espaços com estrutura adequada para acolher crianças e adolescentes em risco social e pessoal, promovendo o seu desenvolvimento e formação integral; além do aumento e capacitação do quadro da equipe multidisciplinar para atuar na fiscalização de rodovias e aeroportos.

Além do Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude, são parceiros aSecretaria de Promoção Social de Várzea Grande; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); acadêmicos de cursos de Serviço Social e Psicologia; além de representantes do Governo do Estado, secretarias estaduais e municipais, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Várzea Grande, Ministério Público e Conselho Tutelar. Eles compõem o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI), que efetua diligências e fiscalizações, além de blitze informativas e repressivas.

Programação - Como parte das ações a serem desenvolvidas na próxima semana, nos dias 17 e 19 (segunda e quarta-feira), agentes voluntários do Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude da Comarca realizarão panfletagem no Terminal André Maggi, no Centro de Várzea Grande, a partir das 7h. Nesses mesmos dias, no auditório do Fórum da comarca, serão realizadas apresentações de filmes envolvendo a temática. O evento denominado Sessão Pipoca, exibirá às 9h o filme “Cinderelas, Lobos & um Príncipe Encantado” e às 14h, o filme “Anjos do Sol”.

Na terça-feira (18 de maio), às 8h30, haverá distribuição de material informativo no ginásio de esportes do município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá), com um intenso trabalho de conscientização popular. Também está marcada na mesma data uma audiência pública sobre o assunto no Centro Universitário Univag, às 19h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet