Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cultura

143 anos

Várzea Grande organiza festa de aniversário com mais de 20 artistas

Já está tudo pronto para a festa do aniversário de Várzea Grande. O município que completa 143 anos neste sábado (15) terá uma série de atrações, incluindo shows regionais e uma atração nacional, para marcar mais este aniversário. Às 7h de sábado foi realizada uma Missa Solene em ação de graças ao aniversário da cidade na Paróquia do Cristo Rei. Às 16h, a Prefeitura organizará o desfile cívico e militar das escolas municipais, estaduais e particulares.

Já está tudo pronto para a festa do aniversário de Várzea Grande. O município que completa 143 anos neste sábado (15) terá uma série de atrações, incluindo shows regionais e uma atração nacional, para marcar mais este aniversário.


Às 7h de sábado foi realizada uma Missa Solene em ação de graças ao aniversário da cidade na Paróquia do Cristo Rei. Às 16h, a Prefeitura organizará o desfile cívico e militar das escolas municipais, estaduais e particulares.

Os shows começam às 18h. Estão previstas mais de 20 bandas regionais, além da participação especial da dupla Pedro e Thiago, filhos dos sertanejos Leandro e Leonardo. O evento será realizado na Praça Áurea Brás no bairro Cristo Rei. A festa será encerrada às 22h com um show pirotécnico na Praça Áurea Brás.

Conheça a história do município


A fundação de Várzea grande está ligada às ações empreendidas pelo governo provincial em função da Guerra do Paraguai. Em 1867, em plena guerra, o presidente da província de Mato Grosso, Couto de Magalhães, ordenou a prisão de todos os paraguaios encontrados em Cuiabá e cercanias e criou o acampamento militar na outra margem do rio, para onde os enviou, região até então ocupada pelos índios Guanás e por alguns poucos e pobres lavradores.


Várzea Grande servia de passagem e pouso para as tropas de boiadeiros que vinham de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, e dada a habilidade dos paraguaios no corte e secagem da carne e no curtume de couro, o pequeno povoado passou a abrigar a matança de bois e transformou-se em fornecedor de mercadorias para a capital. Firmou-se posteriormente a agricultura nos capões pequenos, unindo brasileiros, inclusive muitos remanescentes da guerra, e paraguaios no mesmo trabalho.


Nas primeiras décadas, o povoado várzea-grandense cresceu lentamente, sobrevivendo a população da lavoura, abate de reses e fabricação de lenha, além de uma incipiente industria manual, que proporcionavam o comércio com Cuiabá, feito por meio de barcos. Em 1870, em decorrência do nascimento das primeiras crianças do povoado, o governo destinou verba no orçamento para pagar o primeiro professor de Várzea Grande, mestre Bilão.


Com a Proclamação da República, Várzea Grande iniciou sua participação na vida política e partidária do estado, envolvendo-se nas disputas travadas na última década do século XIX entre o coronel Generoso Ponce, os Murtinho, os Paes de Barros e os Corrêa da Costa.

Em 1942, no governo do interventor Júlio Müller, foi inaugurada a primeira ponte unindo Cuiabá e Várzea Grande, o que aumentou significativamente seu comércio com a capital, fornecendo-lhe carne, suínos, galináceos, leite e derivados, lenha, carvão, chinelos, material de construção e cereais, além de peixe. O desenvolvimento da cidade foi ainda impulsionado pela instalação da luz elétrica, em 1945.


O rápido crescimento de Várzea Grande, principalmente após o seu primeiro centenário, está ligado à grande imigração e à cessão, pela prefeitura, de áreas para a instalação de indústrias, bem como à tradicional aptidão do seu povo para o comércio e para o trabalho, povo que continua construindo a história do município com seu trabalho cotidiano.

Confira a programação do final de semana em Várzea Grande.

15.05.2010 (Sábado)


8h - Missa em Ação de Graças pelo 143º Aniversário de Fundação de Várzea Grande.

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.


16h - Desfile Cívico e Militar


Local: Avenida Couto Magalhães – Centro.


19h - Show Regional e Show Pirotécnico


Local: Praça Áurea Braz – Cristo Rei.


16.05.2010 (Domingo)


8h30 - 1ª Corrida Pedestre em comemoração aos 143º anos de Fundação de Várzea Grande.

Local: SESI Cristo Rei – Rua Ary Paes Barreto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet