Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Victório diz que enfermagem precisa ser mais valorizada

Trinta horas semanais de trabalho para a categoria da enfermagem é uma reivindicação justa que precisa ser aprovada na Câmara Federal. A opinião é do primeiro-suplente de deputado federal do PMDB, professor Victório Galli, ao comentar sobre as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro -12 deste mês-, e da Semana da Enfermagem, de 12 a 20.


“Precisamos valorizar o quanto possível esses profissionais. Não há ninguém que nunca precisou de um deles, no atendimento a si próprio ou a alguém da família ou a um conhecido. Os enfermeiros são a extensão do conhecimento médico, e os médicos reconhecem isso. São profissionais que trabalham com devoção, e além de melhores condições de trabalho, precisam de melhores salários e maior reconhecimento”, comentou o deputado.

O Projeto de Lei 2295/2000 é originário do Senado. Dispõe sobre a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Altera o artigo 2º da Lei 7.498/86 estabelecendo que a jornada de trabalho “não excederá a seis horas diárias e a trinta horas semanais”. O PL aguarda ser colocado na pauta para votação em plenário.

Victório ressaltou que o exercício da enfermagem é uma paixão. “O enfermeiro, ou enfermeira, acompanha o dia a dia do paciente. Participa, até, da sua vida, porque o relacionamento e a confiança se firma a cada dia no acompanhamento do tratamento. Muita gente questiona sobre o que seria dos médicos sem os enfermeiros, mas, na verdade, não dá nem para imaginar o que seria dos pacientes sem os enfermeiros”, disse ele.

Com o compromisso profissional, carinho e dedicação da categoria, segundo Victório, os enfermeiros formam a base da saúde, particularmente da saúde pública onde a dedicação é voltada mais às pessoas pobres e carentes.

A Semana da Enfermagem é comemorada de 12 a 20 de maio para homenagear duas mulheres importantes para a categoria: Florence Nightgale e Ana Justina Ferreira Néri. O dia 12 de maio é a data do nascimento de Florence Nightgale, enfermeira italiana, que estabeleceu as bases dos modernos serviços de enfermagem e que atuou na guerra da Criméia, em 1854. O dia 20 de maio é uma referência a data de morte de Ana Néri, baiana de Cachoeira, que deixou sua vida de dona de casa e foi salvar vidas durante a Guerra do Paraguai, quando ficou conhecida como a “Mãe dos Brasileiros”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet