Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Para OAB, êxito do Ficha Limpa é vitória da ética

Ophir afirmou que o a população “deu um recado” para os políticos. O Ficha Limpa nasceu de uma iniciativa popular, passou pela Câmara e agora está no Senado.


- A sociedade deu o seu recado: o Brasil não agüenta mais tanta impunidade e corrupção. A cidadania faz valer a sua vontade, de um Brasil ético, feito por políticos compromissados com as causas republicanas.

O presidente da OAB admitiu que o projeto ainda precisa passar por ajustes. No entanto, defendeu a aprovação em regime de urgência para que a lei passe a valer já nas eleições de outubro.

- Há correções a serem feitas, entretanto, nada que prejudique a essência do projeto. [...] O importante é que este projeto é constitucional, atende aos anseios da sociedade e tem que valer de imediato, já para as próximas eleições.
O Ficha Limpa é fruto de iniciativa popular. Comandado por movimentos contra a corrupção eleitoral e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), foram recolhidas mais de 1,6 milhão de assinaturas de apoio ao projeto.

Inicialmente, o projeto proibia a candidatura de pessoas com qualquer condenação criminal em primeira instância, mas o grupo de trabalho criado para analisar a proposta alterou o texto. Se aprovado, ficarão impedidos de se candidatar os políticos que tenham tido condenações por órgão colegiado [quando mais de um juiz toma a decisão].
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet