Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Castro Neves inicia luta por recorde em Indianápolis

O piloto brasileiro Hélio Castro Neves inicia às 12h (de Brasília) deste sábado (22), com a disputa da pole position das 500 Milhas de Indianápolis, a luta pela quarta vitória em uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial.


Caso consiga a vitória na corrida do dia 30 de maio, o brasileiro irá se igualar aos maiores vencedores na prova, os americanos Al Unser, Rick Mears e AJ Foyt, e ficará a um triunfo do recorde absoluto das 500 Milhas, que são disputadas desde 1911.

Castro Neves venceu as edições de 2001, 2002 e 2009 da corrida - somente na última saiu da pole position. Em compensação, conquistou a pole também em 2003 e 2007, mas não conseguiu completar a prova em primeiro.

Além de buscar o recorde, Castro Neves ainda tenta se aproximar do líder na classificação da Fórmula Indy, seu companheiro de equipe na Penske, Will Power. O australiano tem 190 pontos, contra 164 de Scott Dixon, segundo colocado, e 162 de Castro Neves.

Outros brasileiros lutam para vencer em Indianápolis pela primeira vez, como Tony Kanaan, da Andretti Autosport, que foi pole em 2005 e conseguiu dois pódios, mas nunca recebeu a bandeirada na primeira posição. No campeonato, Kanaan é o segundo melhor brasileiro, em oitavo.

Mário Moraes (KV), Raphael Matos (Luczo Dragon/De Ferran), Vitor Meira (AJ Foyt), Bruno Junqueira (Fazzt), Mario Romancini (Conquest) e Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) também lutam para se classificar entre os 33 que competem na corrida.

Bia, que só correu na F-Indy na etapa de São Paulo, na abertura da temporada, tentará assegurar uma vaga no grid para fazer sua segunda prova na categoria, além de se tornar a primeira mulher brasileira a correr as 500 Milhas de Indianápolis.

O pole position de Indianápolis receberá uma premiação de R$ 305 mil.

Novo sistema

Os treinos começam às 12h deste sábado, quando serão definidos os 24 melhores carros no grid - 33 largam na corrida. Cada um poderá completar quatro voltas para conseguir um lugar entre os 24. Destes, os nove melhores disputarão a superpole, que terá uma hora e meia de duração e acabará às 19h (de Brasília).

Neste domingo (23), os pilotos que não se classificaram disputam uma espécie de repescagem, chamada de "Bump Day", na qual tentam assegurar uma vaga entre a 25ª e 33ª colocação. A corrida será em 30 de maio.

Outra novidade é que os lugares no grid somarão pontos aos pilotos classificados. Nas outras provas da Indy, o pole position ganha um ponto de bonificação; em Indianápolis, o primeiro classificado receberá 15 pontos. A ordem, do segundo ao nono lugar, é: 13-12-11-10-9-8-7-6. Entre a décima e a 24ª posição, o piloto ganha quatro pontos; da 25ª à 33ª, três.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet