Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Governo do Rio transfere acusados de chefiar milícias para presídio federal no PR

Foram transferidos na manhã deste sábado (22) em voos comerciais para o presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, os acusados de formarem uma milícia na zona oeste do Rio de Janeiro.


Os transferidos foram Francisco César Oliveira, conhecido como Chico Bala, Herbert Canijo da Silva Filho, o Escangalhado; e Alex da Silva Monteiro, vulgo Popeye. Os três são apontados como chefes do grupo criminoso conhecido como comando Chico Bala.

Em abril o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ofereceu denúncia à Justiça pelo crime de quadrilha contra Chico Bala e outros oito supostos integrantes da milícia liderada por ele. Na ocasião a Promotoria pediu também a transferência dos suspeitos da milícia para o presídio federal.

Desde 2005, a milícia realizou em várias localidades da zona oeste carioca, principalmente, nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e adjacências, a extorsão de comerciantes (como proprietários de depósitos de gás e de água mineral), a título de “taxa de segurança”. Sob pena de serem impedidos de circular ou de terem seus veículos incendiados, motoristas de vans, cobradores e cooperativados do transporte alternativo eram forçados a pagar “diárias” ou “taxa de incêndio”.

Se valendo de violência ou ameaça exercidas com o emprego de armas de fogo, segundo a polícia, os milicianos também impunham a moradores e comerciantes o monopólio na redistribuição (ilegal) de sinais de programação de emissoras de TV a cabo, o chamado gatonet. Além disso, praticavam espancamentos, sequestros, torturas e assassinatos de integrantes da milícia rival e de todos que atrapalhassem os interesses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet