Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

VERBA GORDA DO LIXO

MP arquiva denúncia contra pregão do lixo e mantém empresa

A promotora Carla Marques Salati pediu o arquivamento da denúncia que aponta irregularidades na contratação da empresa Evolu Servic, responsável por realizar a limpeza na cidade de Barra do Garças, realizada em 2006, ainda na gestão do ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral (PC do B). O pedido de arquivamento foi feito por falta de provas e embasamento jurídico.


A promotora determinou um prazo de 10 dias para que os vereadores-autores da denúncia contestem a decisão proferida pelo Ministério Público Estadual. O assunto causou polêmica na época porque a bancada de oposição a Chaparral (formada por cinco vereadores) a pedido do atual prefeito, Wanderlei Farias (PR), tentou derrubar o pregão na Justiça. Todavia não conseguiu e a empresa permanece atuando na limpeza pública.

No final de 2009, houve uma tentativa de cancelar o contrato com a Evolu Servic e abrir espaço para outra empresa cuja manobra foi denunciada pela oposição ao prefeito republicano. Os vereadores Odorico Kiko (PT) e Miguelão Moreira (PTB) questionavam o risco de entrar uma empresa ligada ao grupo do prefeito republicano.

A disputa pelo comando da limpeza pública de Barra do Garças envolve um contrato de aproximadamente R$ 1,8 milhão por ano e que já custou quase R$ 3 milhões na gestão passada. No momento a empresa Evolu Servic que tem sede em Anápolis-GO e presta serviço em várias cidades detém o contrato que consiste na limpeza das ruas, sarjetas e roçagem de matos as margens da pista e pinturas de meio-fio.

A decisão de arquivamento da denúncia contra o pregão que constituiu a concessão de limpeza pública da Evolu Servic frustra qualquer outra tentativa de derrubar a empresa e quem sabe promover uma nova licitação deste serviço bastante cobiçado devido o valor de contrato.

A promotora Carlos Salati oficializou os cinco vereadores que assinaram a notificação dos quais dois continuam na Câmara Municipal e estão no partido do prefeito, o PR, Antônia Jacob e Andréia Santos. Assinaram ainda a denúncia os ex-vereadores Sônia Nunes, Welinton Marcos e Ronaldo Couto, este último rompeu com Wanderlei Farias e migrou para o PMDB.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet