Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cultura

fim de obras

Teatro municipal do Rio é reinaugurado nesta quinta

Teatro municipal do Rio é reinaugurado nesta quinta
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro será reinaugurado oficialmente na noite desta quinta-feira (27) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após dois anos e meio de obras. No evento de reestreia, que será aberto só para convidados, haverá a montagem da ópera Il Trovatore, de Verdi. Com direção de Bia Lessa, a obra em quatro atos será conduzida pela batuta de Silvio Viegas, à frente da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro Municipal.


O aspecto tradicional do local é tão grande que seu nome oficialmente ainda é escrito como nos tempos de sua fundação, ou seja, Theatro Municipal. Além da participação dos cem integrantes do coro, estarão no palco 80 atores, incluindo os solistas convidados: a soprano italiana Chiara Taigi, que interpretará Leonora, revezando-se com a brasileira Laura de Souza; o tenor coreano Alfred Kim e o brasileiro Juremir Vieira, no papel de Manrico; as mezzo soprano russas Anna Smirnova e Oxana Kornievskaya, que se revezarão como Azucena; os barítonos brasileiros Rodrigo Esteves e Manuel Alvarez, no papel do Conde de Luna; a mezzo soprano brasileira Luciana Costa e Silva como Inez; o baixo brasileiro Luiz Ottavio Faria, como Ferrando, e o tenor ucraniano Georgy Gayvoronsky interpretando Ruiz.

A obras do teatro, que mobilizaram órgãos públicos e corporações, contaram com 950 profissionais, incluindo 350 restauradores. Todo o processo de trabalho aconteceu em ateliês montados no próprio teatro. Segundo a presidente da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati, reabrir a casa é, para ela, uma grande emoção.

- É muito emoção, é lindo. As pinturas estão restauradas, o palco foi modernizado. Tivemos o apoio do Iphan e do Inepac, eles cuidaram de todos os procedimentos exatamente para não haver nenhum erro. Montamos dentro do teatro ateliês de restauro. Nós aprovávamos os procedimentos já realizados e o que seria feito também, exatamente para não fazer e refazer. As tinturas estavam todas deterioradas.


Confira também
Assim como Theatro, Cinelândia será revitalizada


Pichadores queriam atacar Theatro Municipal
..De acordo com Carla, a restauração do local era fundamental. Não havia mais como postergar o reparo de pinturas, telhados, forros e tetos centenários.

- Quando cheguei para trabalhar como presidente da fundação, convidada pelo governador Sérgio Cabral e pela secretária de Cultura, Adriana Rattes, houve uma grande chuva e metade do foyer do balcão nobre, com todos os ornados e sancas de gesso despencaram. Eu tive que chamar a Defesa Civil, levei um susto.

Acessibilidade

Além de grandes reparos, o Theatro Municipal reabrirá com um elevador para deficientes físicos. A acessibilidade foi uma solicitação do governador. Por uma questão de arquitetura quem usa cadeira de rodas poderá ir apenas até a plateia. Outros níveis como a arquibancada não poderão receber o equipamento.

- Desde que eu assumi, o problema da acessibilidade nos preocupava muito. Compramos uma cadeira italiana especial, que sobe as escadas do teatro. E agora, no nosso projeto, tem elevador para cadeirante. Só conseguimos dar acesso até a plateia, nos outros níveis não há como levar uma cadeira de rodas por conta da estrutura mesmo.

Histórico

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 14 de julho de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha. Na época, tinha capacidade para 1.739 pessoas.

Em 1934, a capacidade da sala foi aumentada para 2.205 lugares. A obra, apesar de sua complexidade, foi realizada em três meses, tempo recorde para a época. Posteriormente, com algumas modificações, chegou-se ao número atual de 2.361 lugares.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet