Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

campanha

Chance de pegar nova gripe aumenta no frio

Esta quarta-feira (02) é o último dia da campanha de vacinação contra a nova gripe. Gestantes, crianças de 2 a 4 anos e 11 meses e adultos de 30 a 39 anos devem procurar ...

Esta quarta-feira (02) é o último dia da campanha de vacinação contra a nova gripe. Gestantes, crianças de 2 a 4 anos e 11 meses e adultos de 30 a 39 anos devem procurar os postos de vacinação. O alerta é da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, já que o inverno está chegando e o risco de contrair o vírus é maior.


No ano passado, mais de 65% dos casos foram registrados nos meses de junho, julho e agosto. Os médicos explicam que o risco de contrair a doença nos dias frios é bem maior. Isso porque as pessoas ficam em locais fechados, sem circulação do ar.

MÊS NÚMERO DE CASOS CASOS (EM %)
Junho: 470-4,7

Julho: 1720-17,2

Agosto 4350-43,5

Em 2009, foram 10 mil casos da nova gripe no estado e 559 pessoas morreram. Este ano foram 34 casos e cinco mortes. A diferença, segundo a Secretaria de Saúde, é porque mudou a metodologia. Antes, qualquer pessoa que tivesse sintomas de gripe era notificada como suspeita da doença. Agora, como o vírus é conhecido, só são registrados os casos da nova gripe de pessoas que foram internadas com problemas respiratórios graves.

Vacinação
Em todo o estado de São Paulo, mais de 16,4 milhões de pessoas foram imunizadas. A Secretaria considera o número alto e satisfatório, mas recomenda que a população continue atenta e não se descuide.

A forma mais comum de transmissão do vírus H1N1 é de pessoa a pessoa. Por isso, quem tossir ou espirrar precisa cobrir o nariz e a boca, além de manter as mãos sempre limpas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet