Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Geraldo Holanda Cavalcanti é eleito para a Academia Brasileira de Letras

A ABL (Academia Brasileira de Letras) escolheu nesta quarta-feira (02) o diplomata e escritor Geraldo Holanda Cavalcanti como o sexto ocupante da cadeira 29. Ele sucede o bibliófilo José Mindlin, morto em 28 de fevereiro deste ano.


Cavalcanti recebeu 20 votos, o mínimo necessário para ser eleito, contra 10 de Eros Grau, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), oito de Muniz Sodré, que concorriam com ele à vaga. O compositor e escritor Martinho da Vila também aspirava ao posto.

A cadeira 29 da ABL foi fundada por Artur Azevedo, que escolheu como patrono Martins Pena, e foi sucessivamente ocupada por Vicente de Carvalho, Cláudio de Souza e Josué Montello.

Caso nenhum dos candidatos tivesse obtido os 20 votos nessa primeira votação, seriam realizadas outras três rodadas mas, na terceira e na quarta tentativa, concorriam apenas os que tivessem obtido, pelo menos, dez votos em algumas das rodadas anteriores.

Se, realizadas as quatro votações, nenhum candidato obtivesse a maioria absoluta, as inscrições para o preenchimento da vaga seriam novamente abertas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet