Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cerca de 500 pessoas visitaram o Memorial da Água no mês de março

Localizado entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Quilombo, o Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ abriga as Estações de Tratamento de Água I e II, local que foi revitalizado em 2008 pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). Desde então tem atraído visitantes de todo os cantos do Estado, entre eles, alunos de universidades e escolas (públicas e privadas), pesquisadores, técnicos e engenheiros da área de saneamento.


Conforme o relatório mensal da gerência do Memorial, somente no mês de março foram 463 visitantes, sendo o maior número alunos de escolas de Cuiabá, que conheceram um pouco da história do saneamento da capital e participaram de palestras e workshops com temas voltados para a educação ambiental.

No Memorial está localizada a Sala de Memória, Sala de Pesquisa e Biblioteca Temática, onde o visitante pode conhecer um pouco da história da água e do saneamento do município de Cuiabá e do estado, que é divulgada por meio de documentos, fotografias, exposições de máquinas, peças antigas, pinturas, painéis explicativos, entre outros arquivos históricos.

O local possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e um Chafariz; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.

O presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, ressalta que por guardar importantes e valiosos documentos da história do abastecimento de água de Mato Grosso, o Memorial ficou denominado pelo projeto histórico original de “Museu vivo da história do abastecimento de água mato-grossense”.

No memorial também são realizadas constantes reuniões de trabalho, tanto da Prefeitura de Cuiabá, quanto de entidades e empresas privadas.

Os interessados em conhecer o Memorial ou usar o auditório para eventos devem agendar os pedidos pelo telefone 3313–3335 ou pelo endereço de e-mail memorial@sanecap.com.br. (Waleska Pimenta).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet