Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

sob pressão

Pleno do TRE decide sobre afastamento coletivo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai julgar, na noite desta terça-feira (8), a proposta de renúncia coletiva de todos os membros do Pleno, diante da investigação contra o presidente do Tribunal, desembargador Evandro Stábile, e o jurista Eduardo Jacob por envolvimento em suposta venda de sentença. O pleno também deverá colocar em pauta o requerimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Mato Grosso, pedindo o afastamento dos dois, já que o pedido foi rejeitado pelos juízes e desembargadores no dia 27 de maio.


Os dois são investigados no inquérito que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a suposta venda de sentença no judiciário mato-grossense foi revelada com a operação Asafe, da Polícia Federal, que prendeu advogados e fez diligências na casa de magistrados. Sob forte pressão, Stábile pediu férias de 30 dias. Dessa forma, A sessão de hoje será comandada pelo presidente em exercício, desembargador Rui Ramos.

Para o presidente da OAB, Cláudio Stábile, Cláudio Stábile também ressalta que além da imagem desgastada, as denúncias comprometem ainda o processo eleitoral deste ano, já que a renúncia coletiva levará a necessidade de novas nomeações, sendo necessário vários meses para ser resolvido.

O Movimento de Combate à Corrupção (MCCE) foi o autor do primeiro requerimento para o afastamento dos dois. O Movimento, a ONG Moral e servidores da Justiça estadual e federal fizeram até uma lavagem simbólica no TRE. Com água e sabão, lavaram a calçada em frente ao Tribunal, pedindo transparência e o afastamento dos dois membros investigados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet