Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Descontentes, servidores do Incra e SRTE matem greve em Mato Grosso

O descontentamento com as negociações do Governo Federal dos servidores da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) gerou o engessamento das atividades dos dois órgãos em Mato Grosso. Depois de diversas paralisações para indicar greve, funcionários do Incra iniciaram hoje a greve.


Também insatisfeitos, os funcionários do Ministério do Trabalho estão atendendo, por determinação da Justiça, só a metade da capacidade de emissão de carteiras de trabalho e seguro desemprego, enquanto 100% dos servidores do Incra, entre prestadores de serviço e concursados, matem total paralisação das atividades internas e do atendimento ao público, sem previsão de retorno ao trabalho.

Na quarta-feira, 9 de junho, pela manhã, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT), Carlos Alberto de Almeida, junto de Adalberto Justino de Oliveira Júnior, servidor do Incra em Mato Grosso foram recebidos pelo superintendente da Pasta, Willian César Sampaio que disse não estar contrário ao movimento da categoria.

“Reconheço a justeza do pleito na condição de defensor da reforma agrária e dos outros serviços do Incra. Meu interesse é ter uma instituição forte e por isso precisamos de servidores bem remunerados”, disse Willian.

Funai

Outra ação que conta com apoio do Sindsep-MT é a manifestação dos indígenas em relação ao desmonte da Fundação Nacional do Índio. Na terça-feira, 8 de junho, o sindicato enviou para Brasília cinco índios da etnia Xavante para se unirem na mobilização nacional em luta para derrubar o decreto 7.056/09 que mexe na estrutura do órgão.

Mais 20 diferentes etnias permanecem, desde janeiro deste ano, acampados em frente ao Ministério da Justiça em busca de audiência com o ministro Luiz Paulo Barreto. Para a categoria, o decreto 7.056/09 vai na contramão da reestruturação discutida e por isso, segue defendendo a criação de uma carreira indigenista que atenda as demandas e necessidades dos servidores e também das comunidades indígenas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet