Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Educação

NOVA CHANCE

Inscrições para 2ª rodada do SiSU iniciam nesta quinta; UFMT fica fora

As inscrições para a segunda edição Sistema de Seleção Unificada (SiSU) iniciaram nesta quinta-feira (10), conforme foi informado pelo Ministério da Educação, e os interessados têm até segunda-feira (14) para concluir a etapa. O sistema funciona sempre das 8h às 23h59 (horário de Brasília).


Participam dessa rodada 35 instituições públicas de ensino superior. Porém, Mato Grosso está de fora por já ter preenchido todas vagas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao todo, são oferecidas 16.573 vagas em cursos superiores de bacharelado, licenciatura e de tecnologia, segundo o MEC. A maior oferta é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com 2.816 vagas. Em seguida, aparece a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com 2.696.

Esta edição terá 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). Oito das universidades aderem pela primeira vez ao sistema.

Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. O estudante deve informar o número de inscrição no exame e a senha de acesso cadastrada. O candidato terá acesso ao SiSU com a senha do Enem, mas pode criar uma outra.

O estudante deve fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las até o fim do período de inscrições, quando haverá três chamadas subsequentes.

Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

Segundo o MEC, o SiSU também oferece vagas específicas para políticas afirmativas. Na hora da inscrição, o candidato deve informar se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou de políticas afirmativas, que seguem o padrão adotado pela instituição de ensino, com base na decisão dos conselhos universitários.

A Universidade Federal Fluminense vai destinar 20% das vagas, cerca de 1.600, para serem preenchidas pelo SiSU. O restante das vagas será destinado ao vestibular tradicional. As inscrições serão feitas pelo site da instituição, no período de 3 a 31 de agosto.

Confira a lista de instituições participantes e as vagas oferecidas

Com informações do G1
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet