Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Praça da República será palco de orientações sobre riscos de doenças nesta quinta‏

A secretaria de Saúde de Cuiabá através da equipe da Vigilância Ambiental estará promovendo orientação à população amanhã (10/06), das 8h às 10h, na Praça da República sobre a prevenção ao Câncer de Pele e Queimadas Urbanas.


O trabalho em parceria o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Sociedade Brasileira de Dermatologia, UNIC e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smdes).

A proposta é mais uma estratégia de conscientização sobre os riscos e doenças que podem ser evitadas com o fim das queimadas no perímetro urbano, e as formas de evitar o câncer de pele.

Na tenda que estará aberta ao público no período da manhã, das 8 horas ao meio dia, serão apresentados palestras, vídeos explicativos, material informativo, exposição de banners e exibição de animais sinantropicos, escorpiões e aranhas que causam transtornos e acidentes neste período quando fogem das queimadas nos terrenos baldios, e as formas que o câncer pode manifestar na pele.

Segundo o coordenador da exposição, Wagner César Barros, Cuiabá pela localização geográfica apresenta alto incide de incidência de raios solares e é preciso advertir a população sobre os cuidados para evitar a doença.

“Os trabalhadores devem estar consciente da necessidade dos cuidados com a pele em nossa cidade que apresenta altos índices da doença. O uso de proteção, bloqueadores solares e outras medidas devem ser apresentas. Vários médicos estarão para prestar essas informações e alertar as pessoas sobre a situação” explicou César.

Sobre as queimadas Urbanas, outro tema do evento, Wagner esclareceu que é preciso a ação coletiva através do esclarecimento da população para evitar que, como aconteceu em anos passados, o ar se torne insuportável e aumente os índices de doenças respiratórias nesse inverno.

“Temos uma cultura de que colocando fogo em lixos, folhas secas e terrenos baldios solucionamos o problema de limpeza. No entanto é preciso conscientizar a população que são muito graves essas ações. A qualidade do ar fica prejudicada, acontece desequilíbrio do meio ambiente e aumenta o índice de doenças respiratórias. Não há nada de bom nessa pratica”, orientou o coordenador.

Algumas escolas municipais já confirmaram a presença dos alunos na mostra. Na programação haverá palestras sobre a Prevenção ao Câncer de Pele - pelos dermatologistas e profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental, sobre as ações do Projeto Quadrante (SMADES) e as conseqüências das queimadas na saúde da população (SMS).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet