Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Wilson pretende reduzir carga tributária em Mato Grosso

O pré-candidato ao governo do estado pela coligação PSDB/DEM/PTB, Wilson Santos, pretende reduzir a carga tributária do Estado visando beneficiar os pequenos produtores e comerciantes mato-grossenses e fortalecer o setor produtivo, gerando mais empregos e oportunidades. A proposta foi apresentada na cerimônia de lançamento da pré-candidatura do ex-vereador Jiloir Augusto Pelicioli (PSDB), popular Mano, a deputado estadual, em Lucas do Rio Verde, nesta quarta-feira (09).


Para aliviar a carga tributária, considerada excessiva pela maioria da população, Wilson pretende reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em alguns setores e principalmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Ele afirmou ainda que junto com sua equipe está estudando outras formas de desonerar a carga tributária no Estado. Segundo ele, até meados de julho a proposta estará pronta e acabada para ser apresentada à população.

Wilson disse não ter medo de ousar. Ele disse ainda que mesmo reduzindo a carga tributária, o Estado vai aumentar a arrecadação. O pré-candidato citou experiência positiva que teve à frente da Prefeitura de Cuiabá, quando reduziu a alíquota do ISSQN e experiência do ex-governador Dante de Oliveira quando reduziu o ICMS sobre a carne.

“Dante pegou a carne com 17% de ICMS e arrecadava X. Ele reduziu a alíquota para 2% e a arrecadação triplicou. Eu fiz a mesma coisa com o ISSQN em Cuiabá. O resultado dessas duas experiências foi a redução da inadimplência e o aumento da base de contribuintes. Quando a alíquota é suportável e decente ninguém quer correr o risco de ficar inadimplente”, constatou.

Lideranças apoiam proposta

O empresário de Sorrisso e pré-candidato a deputado federal, Paulo Freitas (PSDB), conhecido como Paulo da Agroverde, ressaltou a importância dessa proposta. “A carga tributária brasileira é criminosa. Eu sou empresário e sei o que estou falando. O aumento de impostos nos últimos 15 anos foi anormal. A nossa carga tributária é a maior do mundo. Se formos a fundo pesquisar veremos que a sonegação é enorme, são números que ultrapassam a casa dos bilhões. Fazer a carga tributária mais humana fará com que a inadimplência caia e aumente a riqueza na sociedade”, disse.

O pré-candidato ao Senado pela mesma coligação, Antero Paes de Barros, parabenizou Wilson pela proposta. Segundo ele, a política do ex-secretário de Fazenda, Éder Moraes, “é um massacre em cima dos comerciantes e do setor produtivo”. “É uma política inaceitável e Wilson vai mudar isso”, ressaltou, lembrando ainda a proposta do pré-candidato à Presidência da República, José Serra, de reduzir os impostos da energia elétrica no país.

O ex-prefeito de Sinop e pré-candidato a deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), também manifestou apoio à proposta de Wilson. “Hoje, no comércio, é onde está a maioria da população, porque tem o supermercado, a padaria, o açougue, a bicicletaria. E os comerciantes não conseguem fazer um financiamento com juros menores do que 30% ao ano. Hoje 80% dos alimentos que temos na nossa mesa vêm de outros estados. Para mudar essa realidade precisamos de um governante que governe para os pequenos”, ponderou.

O ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual em Lucas do Rio Verde, Jiloir Augusto Pelicioli, popular Mano, também aplaudiu a proposta de Wilson. “Eu fico feliz quando Wilson fala desse assunto. A carga tributária tem que ser revista com urgência. O povo brasileiro não agüenta mais tanto tributo, começando na esfera federal, depois na estadual e no município. Em Cuiabá, Wilson mostrou que essa redução é possível e que suas propostas são sérias e têm consistência”, garantiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet