Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

INVESTIGADOS

Cinco policiais civis são presos por crimes; veja nomes

A Corregedoria Geral da Polícia Civil de Mato Grosso prendeu na manhã desta sexta-feira (11), em Rondonópolis, cinco policiais civis que estão sendo investigados há pouco mais de um ano por denúncias de delitos praticados na região. As investigações tiveram início em outubro de 2008, após a morte de Leopoldo Luiz Jegorski, de 46 anos, que teve o corpo encontrado com tiros de pistola na estrada próxima ao bairro Campo Limpo, em Rondonópolis.


De acordo com o delegado Jales Baptista, diretor da Polícia Civil do Interior, durante o ano de 2009 as investigações continuaram com foco em indícios de prática de eventuais crimes praticados pelos policiais. O inquérito foi iniciado no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Rondonópolis, repassado para a Delegacia Regional e posteriormente para a Corregedoria Geral da Polícia Civil do Estado.

Os cinco pedidos de prisão temporária, com validade de 30 dias, foram expedidos pela Comarca de Rondonópolis. Pela manhã, os investigadores foram chamados para comparecer à Delegacia Regional para um interrogatório presidido pelo delegado Flávio Henrique Stringueta, da Corregedoria.

Os policias estavam acompanhados por advogados e receberam voz de prisão. Em seguida, foram encaminhados para a Polinter, em Cuiabá, e ficarão à disposição do Judiciário e da Corregedoria, pois vão responder pelos processos penal e administrativo. A ação também foi acompanhada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE).

Segundo Jales Baptista, a investigação continuará sob os indícios de participação direta dos policias na morte de Leopoldo ou apenas em delitos que culminaram para o homicídio. Além disso, o delegado acredita que o inquérito deve apontar crimes de alguma forma de corrupção com foco na aquisição ilícita de defensivos agrícolas, furtos e roubos e ainda no fornecimento de informações e na prática de não agir perante algum crime. “Certamente pode haver outros homicídios”, afirmou.

O delegado, no entanto, não soube esclarecer qual ou quais os fatos exatos que levaram aos pedidos de prisão temporária. “A investigação abriu um leque de indícios, mas não sei esmiuçar o grau e o indicativo de envolvimento de cada um”, declarou.

Outro fato que está sendo investigado pela Corregedoria e que pode ter ligação com os policiais é o desaparecimento de três rapazes no início de janeiro de 2009. O veículo em que eles estavam, um Fiat Uno, foi encontrado queimado 10 dias após o sumiço na região de Paranatinga e ninguém mais soube do paradeiro dos três. Segundo informações, o trio supostamente fazia parte de uma quadrilha de roubo de defensivo agrícola, roubo de gado para consumo próprio e venda a pequenos açougues da região e assaltos a propriedades rurais “Com certeza está sendo investigado”, pontuou o delegado.

Os investigadores presos atuavam na extinta Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) quando as investigações foram iniciadas. Atualmente, Marcos Maciel de Oliveira, o Marcão, e Márcio Henrique Alves, o Cicatriz, estavam trabalhando na Delegacia de Furtos e Roubos do município. Jefferson Silva Souza, o Jefão, estava na Delegacia de Guiratinga, e Josivaldo Brígido de Barros, o Caveirinha, e Márcio Ferreira, atuavam em Poxoréu. Marcão tem cerca de 20 anos na Polícia Civil e os demais cerca de nove anos cada.

A pena prevista pela Corregedoria Geral para casos de desvio de conduta de policiais é de uma simples advertência até a demissão do servidor. O inquérito tem 30 dias para ser concluído, prorrogáveis por mais 30. Conforme o delegado, caso não houver mais interesse na investigação por falta de provas ou por outros motivos, os investigadores podem ser libertados imediatamente para voltarem as suas funções ou permanecerem afastados, conforme o grau de delito apurado.

Confira os nomes divulgados pela Corregedoria:

Marcos Maciel de Oliveira (Marcão) - atuava na Delegacia de Furtos e Roubos
 
Márcio Ferreira - Delegacia de Poxoréu

Márcio Henrique Alves (Cicatriz) - Delegacia de Furtos e Roubos

Jefferson Silva Souza (Jefão) - Delegacia de Guiratinga

Josivaldo Brigido de Barros (Caveirinha) - Delegacia de Poxoréu

Mais informações em instantes. Atualizada às 17h15. Nova atualização às 17h49. Última atualização às 18h15.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet