Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Rally Berohokã define roteiro oficial da prova

A organização do 2º Rally Berohokã divulgou o roteiro oficial da prova que será disputada entre os dias 2 e 6 de setembro em Mato Grosso e Goiás. Pilotos de todo o Brasil vão passar por trilhas dentro de 22 cidades da região do Araguaia. O rally é reconhecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e vale o título da 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade.


O diretor-geral do Rally Berohokã, Luiz Jacarandá, explica que o roteiro foi elaborado para privilegiar as belezas naturais do Araguaia. “O Rally Berohokã é uma ação que fazemos para divulgar o Araguaia. Então, procuramos inserir o rally no contexto turístico e cultural da região para envolvermos as comunidades por onde passaremos. Claro que sem tirar as características do esporte, para isso temos a competente direção técnica do Lourival Roldan”, explica.

O começo do Berohokã será em Mineiros (GO). No dia 2 de setembro será realizado o Prólogo, que define a ordem de largada no dia seguinte. A escolha em fazer a largada em Mineiros é porque ali fica a nascente do rio Araguaia. O local tem toda uma simbologia muito importante para o grande rio.

Após o Prólogo, o Rally Berohokã terá oito etapas. Além de Mineiros, cidades como Guiratinga (MT), Primavera do Leste (MT), Novo São Joaquim (MT), Nova Xavantina (MT), Cocalinho (MT), Britânia (GO), Club Azul, no Distrito de São Sebastião do Rio Claro, em Jussara (GO) e Barra do Garças (MT), vão ter chegadas e relargadas de etapas. São as cidades que terão ponto de parada para almoço, jantar e heliporto, porque têm mais estrutura de restaurante e hotéis para receber os pilotos da melhor maneira possível.

O 2º Rally Berohokã é uma das atividades do Projeto Berohokã (na etnia Karajá, Berohokã quer dizer “Grande Rio”), que tem como objetivo divulgar a cultura das comunidades que vivem às margens do Rio Araguaia em Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará.

Além do Rally, foi feito um documentário sobre o rio e, permanentemente, são feitas ações sócio-educativas e ambientais com moradores da região do Araguaia. O objetivo é ocupar a cena cultural brasileira e internacional. Com isso, investindo na formação de quadros para enriquecer o conhecimento histórico-cultural.

Grande parte do objetivo de levar as belezas naturais do Araguaia para o Brasil foi conquistada com o Rally Berohokã. No ano passado, pilotos de todo o centro-oeste disputaram a corrida. Neste ano, a CBA colocou a prova no calendário nacional e a organização já recebeu inscrições de vários Estados fora do centro-oeste. Agora o Rally Berohokã vale como um campeonato brasileiro.

A conquista da CBA fez com que a organização se preocupasse mais em melhorar a estrutura da competição. “Vamos manter toda a estrutura que tivemos o ano passado, como comunicação por rádio com todos os veículos, carros de apoio, helicópteros de resgate e filmagem, esquema de segurança, transporte e hospedagem, e, ainda vamos melhorar outros aspectos, como, por exemplo, transporte dos pilotos que terão um ônibus disponível em Cuiabá e Goiânia e o sistema de comunicação para as TVs”, destaca o organizador.

Os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.rallyberohokã.com.br. Toda a programação oficial, mapa das trilhas e notícias do Rally Berohokã também estão no endereço eletrônico.

O Rally Berohokã tem a direção técnica de Lourival Roldan, direção de prova de Haroldo Pires e direção de operações de Lailson Silva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet