Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Oposição fala em 900 presos no Irã; governo diz que são 91

Cerca de 900 pessoas foram detidas em Teerã no sábado durante as manifestações que lembraram um ano da polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, como afirma neste domingo a oposição iraniana. Já para o governo iraniano, o número de presos é muito menor do que o divulgado pela oposição: 91 detidos, segundo o chefe de polícia da Grande Teerã, Hossein Sadjadinia, citado domingo pela agência Isna.


O site sahamnews, partidário do reformista Mehdi Karrubi, informa que cerca de 100 pessoas foram soltas logo após terem sido detidas. A página, no entanto, adverte que se desconhece o paradeiro de outras 30.

Apesar do enorme aparato policial, vários grupos tentaram protestar no sábado em vários pontos de Teerã e outras cidades grandes, como Isfahan e Mashhad.

Um total de "91 suspeitos foram detidos e entregues à justiça", declarou a polícia da Grande Teerã, sem precisar os motivos nem as condições dessas detenções.

Os dois principais expoentes da oposição, Mir Hossein Mussavi e Mehdi Karubi, exortaram seus partidários a não ir às ruas para evitar nova onda de repressão.

Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas do Irã em junho de 2009 para protestar contra a reeleição de Ahmadinejad, que a oposição denunciou como fraudulenta. Na severa repressão aos protestos, morreram cerca de 70 pessoas segundo a oposição - 30 para o governo - e milhares foram detidas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet