Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MPT em MT recebe denúncia contra a Fundação Bradesco

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso recebeu denúncia de práticas antissindicais e de assédio moral contra a Fundação Bradesco, em Cuiabá. A denúncia foi apresentada pela Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de MT, Nara Teixeira de Souza, que acompanhou o depoimento de professores e de outros empregados da Fundação.


De acordo com os relatos, a Fundação contratou professores como prestador de serviço eventual, não assinou a carteira de trabalho no período de seis meses, tem atribuído aos profissionais atividades não compatíveis com a função, como a aplicação de veneno na horta da escola, inclusive sem o uso de equipamento de proteção individual.

Da prática de assédio moral

Segundo as denúncias, a prática de assédio moral é uma rotina dentro da Fundação. As situações que caracterizam essa conduta ilegal ocorrem durante reuniões pedagógicas e em público, aos “berros”, apontam trechos dos relatos. “O tratamento é sempre ríspido, intimidador e de desprezo. Que é comum professor ser tachados de “atrasados” e de desorganizados”, destacam.
Da prática antissindical

Um dos professores denuncia que, após fazer parte da diretoria do SINTRAE, o tratamento dispensado a ele piorou e se tornou alvo de perseguição, como: redução de carga horária com redução de salário, remanejamento de período de trabalho oposto ao estipulado em contrato, ameaças constantes de demissão por justa causa. Essa situação, segundo ele, vem lhe acarretando problemas de saúde.

Outra funcionária da Fundação relata que desde o ano de 1999 passou a ter doenças como a Ler/DORT, pressão alta, dores na coluna e obesidade. E que após o período de licença médica passou a ser perseguida e a sofrer assédio moral por parte da chefe da Secretaria, a qual se refere à funcionária com frases como: “que não vai admitir produção menor que a das pessoas sadias”, entre outras.

As denúncias foram recebidas como uma representação, o caso será investigado pelo MPT/MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet