Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Seminário regional vai promover a formação de profissionais em Rondonópolis

Preparar professores e dirigentes de escolas para acolher e bem atender alunos com deficiência. Esta é a proposta do 6º Seminário de Formação de Gestores e Educadores que deve reunir cerca de 120 profissionais da região, no período de 21 a 25 de junho, em Rondonópolis. O evento realizado pelo Governo Municipal faz parte das ações do Programa Educação Inclusiva – Direito à Diversidade do Ministério da Educação.


A secretária de Educação do Município, professora Marilda Soares Rufino, explica que o objetivo do Seminário organizado pela equipe da Divisão de Educação Especial, é assegurar a inclusão escolar e divulgar amplamente os referenciais políticos, pedagógicos e legais que visam promover a igualdade e a acessibilidade ao ensino-aprendizagem para os estudantes em geral.

Marilda Rufino considera o programa do Ministério da Educação - MEC como um marco na mudança das políticas públicas de Educação Especial. A secretária avalia se tratar de um processo que amplia a participação dos estabelecimentos de ensino, por meio da reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas. O que é apontado como necessário para atender à diversidade.

“O programa nos propõe a fazer uma abordagem humanista e democrática do aluno e as singularidades de cada criança. Essa política tem por objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inclusão social de todos. A proposta do Governo Federal vem ao encontro das metas defendidas pelo prefeito Zé Carlos do Pátio de garantir acesso à educação e ensino de qualidade para todos”, conclui Marilda Rufino.

Programação

O Seminário coordenado pela gerente Neuzeli Fuza conta com uma extensa programação de palestras e debates. A doutora Roseli Aparecida Parizzi abre o ciclo de palestras no dia 21, avaliando as Políticas Públicas de Educação Especial e as tendências histórias na formação de professores. No dia seguinte, o doutor Eduardo José Manzini fala sobre a tecnologia assistiva em comunicação alternativa e a adaptação de recursos pedagógicos para o aluno com deficiência física.

Salas de recursos multifuncionais e o Atendimento Educacional Especializado são os temas que vão ser apresentados pela doutora Rosângela Machado, no dia 23. Em seguida acontece a palestra sobre altas habilidades/superdotação com a doutora Susana Graciela Pérez. A escola na perspectiva da Educação Inclusiva e a construção do projeto político pedagógico são o foco da palestra da professora Alexandra de Freitas Chediak que acontece no dia 24. A doutora Cleonice Alves Bosa fala sobre transtornos globais do desenvolvimento na palestra do dia 25.

Neuzeli Fuza anuncia que o Seminário de formação vai reunir educadores e gestores de Rondonópolis e outros 28 municípios da área de abrangência, no período de segunda a sexta-feira (21 a 25), das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no auditório do Novotel, na região central da cidade.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet