Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Proposta amplia ganho real para os servidores

A proposta de 3% de reajuste para os funcionários públicos de Rondonópolis, definida na reunião entre o prefeito Zé Carlos do Pátio, vereadores e representantes do Sindicato dos Servidores – Sispmur, na manhã desta quinta-feira, dia 17 de junho, pode ampliar o índice de ganho real para a categoria. A sugestão feita pelo vereador líder do prefeito, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, foi rejeitada em assembleia geral da categoria, realizada em seguida, na sede do sindicato.


Fulô propôs 2% no mês de julho e mais 1% em novembro. O aumento iria gerar um impacto superior a R$ 2 milhões na folha de pagamento, neste ano. Pátio estava disposto a acatar a proposta, desde que os servidores em greve concordassem com a sugestão e decidissem retornar ao trabalho. A rejeição dos trabalhadores deve levar o prefeito a manter a proposta anterior de 2%. Ele calcula que o aumento vai resultar em cerca de 10% de ganho salarial acumulado pelos servidores, neste ano.

Ganho real

Depois de destacar as diversas conquistas da categoria no atual governo, Pátio explicou que a greve desencadeada por parte dos servidores é em defesa de ganhos reais. “A greve não é por perdas nem reposição salarial. Os trabalhadores estão se manifestando em defesa do aumento de ganhos reais. E eu respeito isso”, disse.

Fulô reforça a avaliação do prefeito e lamenta a decisão dos servidores em greve de permanecer de braços cruzados. “Nunca vimos os servidores fazerem greve por ganho real. Todos os movimentos que aconteceram anteriormente foram em defesa da recuperação de perdas salariais, devido às reposições que deixaram de ser feitas. Agora a categoria já recebeu a reposição acumulada nos quatro anos anteriores a esta administração e as de 2009 e de 2010”, explica.

O vereador avalia ainda que a Câmara Municipal já fez a parte que lhe cabe nesse processo. A tendência, na opinião do líder do prefeito, é que os trabalhos legislativos sejam retomados. A pauta foi trancada em apoio ao movimento dos servidores. “A Câmara fez a sua parte. A pauta foi trancada. Acho que isso não deveria ter sido feito. Depois trabalhamos para resolver a questão, apresentamos uma proposta e o prefeito cedeu. Mas, os funcionários insistem em manter a greve”, comenta.

Apoio legislativo

Defensor dos direitos dos trabalhadores, o prefeito Zé Carlos do Pátio define a política de reposição salarial como uma questão de princípio e de comprometimento com a categoria. Pátio destaca a importância da interferência dos vereadores na rodada de discussão com os representantes do Sispmur. O encontro contou com a participação dos vereadores Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô; Reginaldo Souza Santos; Manoel Silva Neto; Milton Luiz Araújo, o Milton Mutum; Ananias Martins de Souza Filho; Cido Silva; e Olímpio Alvis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet