Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Comunitários pedem a Riva garantia de investimentos em infra-estrutura nos bairros

Os bairros de Capital, indistintamente, serão contemplados com investimentos maciços em infra-estrutura básica, a partir do segundo semestre deste ano, nos projetos destinados à modernização de Cuiabá para a Copa do Pantanal 2014. O compromisso de empenho foi firmado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), com o movimento comunitário da Capital, durante reunião com líderes comunitários.


Diante de reivindicações de presidentes de Associações de Bairros, Clubes de Mães, Grupos de Jovens, Grupos de Idosos, Estudantes e Juventude, José Riva classificou como “um desafio sem precedentes o compromisso de dotar Cuiabá de infra-estrutura básica, principalmente asfalto e saneamento básico, até 2014”. Riva citou como exemplo a cidade de Juara, que, até 2003, tinha apenas 15% de asfalto e, até 2012, chegará a 100% das vias públicas com pavimento.

O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Edio Martins de Souza, observou que não apenas infra-estrutura, como asfalto e rede de esgoto, mas, também, áreas de lazer e mini-estádios, que, atualmente, estão abandonados.

“A Agecopa tem que participar da manutenção dos mini-estádios. E, discutindo a área de segurança de Cuiabá, a Agecopa precisa investir nas bases comunitárias de segurança pública, como inclusão digital, reforma física das bases e outras obras. “Devemos ter cursos de inclusão digital nas bases comunitárias, sede da Ucamb”,

“O movimento comunitário luta por melhorias na qualidade de vida da população e, sem segurança, lazer, educação, inclusão digital, asfalto e saneaemento, isso é impossível”, pondera Édio Martins.

Riva se comprometeu com as bases populares em se empenhar ao máximo para contribuir com Cuiabá para melhorar as ações nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Lazer e Infra-Estrutura, entre outras. E se comprometeu a discutir, previamente, cada investimento com o movimento comunitário e organizações sociais para avaliar viabilidade e eficácia antes de serem implementadas, em Cuiabá.

Profundo conhecedor da problemática dos municípios mais distantes da Capital, José Riva disse a Édio Martins que a construção de um Hospital Central, em Cuiabá, está entre as prioridades. “E será um hospital de referência, com no mínimo 100 leitos de UTI”, observa ela.

O presidente da Assembléia revela que aprendeu com o ex-goverandor Blairo Maggi a ouvir as bases populares. “Sem dúvida, ouvir as comunidades é o ponto de partida de qualquer ação do poder público nos bairros das maiores cidades do Estado, como Cuiabá e Várzea Grande. O [ex] governador Blairo Maggi já faz isso e nos vamos continuar fazendo; se possível até ampliando esse diálogo”, assegurou Riva.

Para o Secretário geral da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), Paulo Jesus Sardinha, o simples fato de o presidente da Assembléia se comprometer em consultar o movimento comunitário demonstra seu interesse em acertar no atendimento aos bairros de Cuiabá.

“O movimento comunitário sempre quis ser ouvido, mas, somente agora, com o governo Blairo Maggi e Silval Barbosa, tem vez e voz; Riva vai contribuir para muito para isso”, afirmou o secretário geral da Ucam, Paulo Sardinha.

O secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setecs, Benjamin Franklin Lira, agradeceu José Riva pelo tratamento diferenciado às bases populares e organizações sociais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet