Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Educação

Em debate, Adriano Silva mostra propostas para consolidar a Unemat

O candidato a reitor da Universidade de Mato Grosso, Adriano Silva, da Chapa 1, participou nesta quarta-feira à noite de debate promovido pela Associação de Docentes (Adunemat) e, ao livrar-se dos ataques dos candidatos adversários, aproveitou para difundir suas propostas de trabalho e reafirmar seu desejo de realizar uma gestão transparente e com racionalidade, como forma de consolidar a instituição de ensino superior em todo Estado. Com forte apoio da comunidade universitária, Adriano destacou que a principal característica que adorará a partir de outubro será a do exercício constante e permanente da reitoria, intervindo em todos os pontos considerados fundamentais.


“Jamais seremos omissos ou ausente. Há 13 anos estou nesta universidade, presente em todos os seus momentos, nas crises, nas dificuldades e nos avanços. E estarei presente sempre, como reitor, procurando atender todos os anseios e necessidades da Unemat” – afirmou o candidato, ao fazer um relato de sua trajetória como professor do curso de Direito, chefe do Departamento e também do Campus “Jane Vanini” de Cáceres. “Ocupei todos os cargos sendo eleito pelo trabalho que presto a esta universidade, visando o seu desenvolvimento” – disse.

Em vários momentos do debates, os candidatos Edna Sampaio e Elias Januário tentaram “empurrar” para Adriano a responsabilidade pelos problemas que a Unemat enfrenta. Adriano lembrou que não faz parte da direção da Unemat e que qualquer pergunta relacionada a questões envolvendo a instituição teriam que ser direcionadas ao vice-reitor Elias, que, por sua vez, tentou ostentar, sem êxito, a condição de independente por ter rompido com o reitor Taisir Karin. “Não sou da direção, mas não estou aqui para criticar, estou aqui para fazer, consertar o que tiver de errado e fazer a Unemat se consolidar” – disse.

Adriano defendeu com muita ênfase a necessidade de descentralização da Unemat. Segundo ele, é preciso que a instituição passe a ter uniformidade de gestão, de forma a garantir melhor aproveitando e racionalidade de suas atividades tanto meio como na finalística, qual seja, a de formar profissionais comprometidos com as diversas realidades regionais. Para ele, a descentralização deve ocorrer tanto no âmbito adminstrativo como financeiro e educacional. “Vamos colher grandes resultados e melhorar todos os nossos indicadores educacionais” – frisou.

No debate, o candidato a reitor pela Chapa 1 assegurou ainda a reativação de um amplo programa de bolsas e a criação de estruturas que possam dar melhores condições aos acadêmicos de desenvolverem suas habilidades. Ele lembrou que as propostas apresentadas aos diversos segmentos da comunidade universitária representam o pensamento coletivo. “E vamos continuar discutindo a universidade coletivamente, reativando principalmente seus conselhos” – frisou.

Respondendo sempre com firmeza, mostrando conhecimento da história de construção da Unemat e respeito por essa trajetória, Adriano Silva empolgou acadêmicos, técnicos e professores que, assim como ele, acreditam na Unemat. Ao final, já antecipando a grande vitória que acontecerá dia 30, viveu um momento inesquecível onde foi abraçado e cumprimentado por toda comunidade acadêmica que se fazia presente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet