Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura decreta situação de emergência em município fluminense

A prefeitura decretou, há pouco, situação de emergência nesta cidade da Região dos Lagos. A medida é para garantir indenização (defeso) às famílias de pescadores prejudicadas pela mortandade de peixes na Lagoa de Araruama. A iniciativa deve ser seguida por outros municípios da região que pertencem ao mesmo ecossistema e beneficiar cerca de 20 mil famílias.


O prejuízo estimado com o acidente deve chegar a R$ 6 milhões na cidade de São Pedro da Aldeia. A lagoa é a principal fonte de renda na região, atraindo turistas e movimentando a pesca. Porém, a mortandade detectada no último fim de semana, que deve ultrapassar 700 toneladas de peixes, segundo associações, e com a proliferação de algas, que deixaram a água turva, as duas atividades serão prejudicadas.

O secretário de Governo de São Pedro, Francisco Marcos Moreira (Marquinho da Trecus), disse que cerca de 2 mil famílias da cidade devem receber a ajuda do governo federal. Com o defeso, os pescadores vão ganhar R$ 450 por mês, por no mínimo seis meses. Mas, devido ao impacto do acidente, o benefício pode ainda ser estendido por um período maior..

“Com 30 dias de sol, acredito, a lagoa pode se recuperar. Em compensação, o repovoamento das espécies deve demorar. Teremos que esperar os peixes entrarem na lagoa e o período de desova, o que deve durar, pelo menos, um ano e meio ou dois anos”, afirmou o secretário. “O acidente atingiu várias espécies e matou, inclusive, peixes nobres, como robalo, carapeba e namorado.”

De acordo com Marcos, outros municípios da região deverão decretar estado de emergência e, com isso, o atendimento poderá chegar cerca de 20 mil famílias. Além de São Pedro, a Lagoa de Araruama banha os municípios de Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Araruama e Cabo Frio. Os municípios também estudam uma maneira de impedir que o acidente se repita. Nos meses da alta temporada, a população aumenta cinco vezes nessas cidades e, com as chuvas, o tratamento de esgoto se torna inviável.

São Pedro foi um dos municípios mais afetados pelo problema. Ontem (27), em audiência pública, a cidade discutiu as causas da mortandade dos peixes. Os pescadores culpam a concessionária de água e esgoto da região, a Prolagos, por despejar esgoto sem tratamento na lagoa.

A empresa confirma que abriu as comportas, mas por conta do excesso de chuvas. Segundo a Prolagos, a água doce teria alterado a salinidade da lagoa. No último mês, choveu o equivalente a um ano na região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet