Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

Federal de Pelotas encerra vestibular 2009 neste domingo

A UFPel (Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul) encerra neste domingo (18) o vestibular 2008-2009. Há 12.136 disputando as 2.176 vagas.



O fechamento dos portões, como noas provas deste sábado, está agendado para as 8h.

O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas, com no mínimo 30 minutos de antecedência e aguardar a abertura dos portões de acesso. Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões, previsto para as 7h45.

O vestibulando deverá, obrigatoriamente, apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade original, com foto, que ficará à disposição da fiscalização do CES, em local visível, durante toda a execução da prova. Nos dois dias será coletada a impressão digital dos candidatos.

Na impossibilidade de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias, sendo o candidato submetido à identificação especial, através de coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

O candidato também deverá portar caneta esferográfica da cor preta ou azul, não lhe sendo permitido portar calculadoras, relógios, telefone celular ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos.

Novas vagas
A UFPel disponibiliza nesta edição do concurso 523 vagas a mais do que no vestibular de 2008. Com relação a novos cursos, as novidades estão na área de ciências exatas e tecnologia, com os cursos de engenharia de materiais, engenharia sanitária e ambiental, engenharia civil, engenharia hídrica e engenharia de petróleo.

Na área de letras e artes, os novos cursos são os de bacharelado em composição musical e em ciências musicais e os de bacharelado em letras (habilitação em redação e revisão de textos) e de licenciatura em letras (português e alemão e respectivas literaturas).

Concorrência
A média geral de candidato por vaga é de 5,62 (vestibular) e 4,42 (Pave). Os cursos mais procurados para o vestibular foram medicina (38,4 candidatos/vaga), engenharia civil (10,7), medicina veterinária (10,2), arquitetura e urbanismo (10), biotecnologia (9,6) e engenharia do petróleo (9,0). Entre os candidatos do Pave, a maior procura também foi por medicina (33 candidatos/vaga), seguida por direito (7,8), engenharia civil (7,3) e arquitetura e urbanismo (7,3).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet