Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Exército de Israel começa 'retirada gradual' das tropas da Faixa de Gaza

O Exército de Israel anunciou neste domingo (18) que iniciou a "retirada gradual" de suas tropas na Faixa de Gaza.


O porta-voz não esclareceu se a retirada será total ou quanto tempo ela levará.

Depois do anúncio, o premiê de Israel, Ehud Olmert, anunciou que a retirada se dará "o mais rápido possível", tão logo a segurança do povo israelense esteja garantida.

Pouco antes, testemunhas haviam relatado a saída de tropas que estavam na Cidade de Gaza e em outros pontos do território palestino atacado por Israel desde 27 de dezembro do ano passado.

O anúncio da retirada ocorre pouco depois de o porta-voz do Hamas na Faixa de Gaza, Ayman Taha, ter anunciado que o movimento e outras facções islâmicas decretaram um cessar-fogo unilateral de uma semana no território palestino sob ataque de forças de Israel. Em troca, o Hamas exigia a retirada dos soldados israelenses. 

Israel havia anunciado um cessar-fogo unilateral no sábado, o que não impediu que os ataques de lado a lado prosseguissem.


Entenda o que pode acontecer com o cessar-fogo


"Os grupos palestinos se reuniram em Damasco e anunciarão proximamente um cessar-fogo das facções palestinas durante uma semana com o fim de abrir as passagens de fronteira e de deixar entrar a ajuda humanitária", disse Daud Chihab, porta-voz da Jihad. "Durante esse período, a resistência está disposta a responder a todos os esforços egípcios, turcos, sírios e árabes que permitam um acordo para a retirada completa das forças israelenses e a abertura total dos pontos de passagem."


A polícia israelense relatou que, apesar do cessar-fogo, dois foguetes palestinos teriam caído no sul do país, sem deixar feridos.

Mais cedo, o premiê israelensehavia dito que Israel não vai estabelecer um prazo para a retirada das tropas até que os militantes do Hamas parem os ataques com foguetes a cidades israelenses perto da fronteira.

"Se houver o risco de que o Hamas deliberadamente torpedeie o cessar-fogo, e nós tivermos que reiniciar as ações ofensivas contra o Hamas, então temos de ser reticentes sobre tirar nossas tropas", disse o porta-voz de Olmert, Mark Regev. "Se o cessar-fogo durar, então poderemos pensar em sair."

Durante a reunião semanal de governo neste domingo, Olmert também disse que a calma é "frágil" e deve ser reavaliada constantemente.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet