Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Apesar da expectativa por trégua, Israel mantém ataques

Na madrugada de hoje (17), o exército israelense lançou 50 ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Um dos bombardeios atingiu uma escola das Nações Unidas em Beit Lahiya, no norte de Gaza, onde mais de mil pessoas estavam abrigadas. Duas crianças morreram. A ofensiva ocorre em meio às expectativas de que o governo israelense aprove hoje uma trégua unilateral para acabar com a incursão em território palestino.


Segundo informações da BBC Brasil, o representante do Hamas no Líbano, Osama Hamdan, reagiu à notícia de que Israel poderá declarar trégua em Gaza. Ele afirmou que o grupo “manterá os confrontos se suas exigências não foram atendidas”. Para o Hamas, o cessar-fogo precisa incluir a retirada das tropas israelenses de Gaza e uma suspensão imediata do bloqueio imposto por Israel ao território.

A proposta egípcia, que Israel deve analisar, obriga o Exército israelense a suspender seus ataques por dez dias, mas lhe dá o direito de permanecer em Gaza e manter as passagens fronteiriças fechadas. Na sexta-feira, o porta-voz do governo de Israel, Mark Regev, disse que houve progresso suficiente nas conversações na capital egípcia, Cairo, para que Israel aceite um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

As principais exigências de Israel são o fim do lançamento de foguetes por militantes palestinos em seu território e a criação de mecanismos que impeçam o contrabando de armas do Egito para a Faixa de Gaza. Os israelenses temem que o grupo militante palestino Hamas volte a se armar no caso de um cessar-fogo na região.

Fontes dos serviços de saúde palestinos dizem que pelo menos 1.107 pessoas morreram e 5,1 mil ficaram feridas desde o início da ofensiva, em 27 de dezembro. Do lado israelense, 13 pessoas morreram, sendo três delas civis, segundo o Exército do país.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet