Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Nova Mutum sedia I Fórum municipal de Cultura

Nova Mutum sedia seu primeiro Fórum Municipal de Cultura nos dias 5 e 6 de novembro, dando ênfase as ações desenvolvidas pelo Projeto Harakati Zumbi, organizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra no município. O Fórum tratará de pautas relacionadas à cultura afro-brasileira especialmente ao que diz respeito aos desafios da Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo especial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática histórica e cultural afro-brasileira.


As atividades têm início nesta sexta-feira (8), às 8h, na Acenm/CDL, com a palestra “História e Cultura Africana”, ministrada por Geraldo Kaunda. O objetivo da Palestra é atingir o maior número de estudantes no município, suscitando um amplo debate sobre o tema.

No período noturno, as 19h, acontece a abertura do fórum de Cultura, no Centro de Convivência Parque das Águas, com as palestras “História e Cultura Africana e suas influências no Brasil”, ministrado por Geraldo Kaunda e “Identidades africanas no Mato Grosso Escravista”, com a historiadora Maria Amélia Alves Crivelente.

Durante toda a programação acontecerão atividades artístico-culturais, com a participação dos alunos da Escola de Artes, intervenções artísticas e espetáculo de dança com a Cia Ayolwa de Cuiabá.

No sábado, a programação prossegue a partir das 8h, na Acenm/CDL, com a palestra “África e cultura no Brasil: Os desafios da Lei 10.639” ministrada pela historiadora Maria Amélia Alves. Em seguida grupos de trabalhos se reúnem, a partir das 9h30, para discussão dos temas abordados durante o evento

A expectativa, de acordo com a coordenadora do departamento de Cultura de Nova Mutum, Cléria Paula Franco, é de que mais de 300 pessoas participem das atividades. O projeto Harakati Zumbi é uma realização do Departamento de Cultura de Nova Mutum e tem o apoio do Movimento Intervenções Urbanas do Mato, ação integrante do MT Negro, agenda única da Secretaria de Estado de Cultura em alusão ao dia da Consciência Negra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet