Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Saúde e Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos preparam encontro nacional em Cuiabá

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio do MT Laboratório, realizou nesta quinta-feira (04.11) uma Oficina de preparação do XVII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (XVII - ENAAL), a ser realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, de 03 a 07 de julho de 2011. Paralelo ao XVII ENAAL acontecerá, também, o III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos.


Segundo o diretor do MT Laboratório, Marcelo Adriano Mendes dos Santos, “são dois grandes eventos, um deles de nível internacional, que Cuiabá vai sediar. A metodologia desses eventos envolve a realização de conferências, palestras, cursos e mesas redondas. A oficina tem o objetivo de organizar toda essa atividade para o êxito dos eventos”. O tema central do XVII ENAAL é: Segurança Alimentar – Desenvolvimento e Sustentabilidade. A estimativa do diretor é que cerca de mil pessoas participem dos dois eventos.

A Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos, parceira do Estado na realização do XVII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos, é uma organização voltada para informação e comunicação de especialistas na análise de alimentos, envolvendo as últimas técnicas de segurança na alimentação, o que contribui para a proteção da saúde da população.

Em Mato Grosso a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, vem realizando serviço de monitoramento da qualidade dos produtos alimentares por meio de atividades de fiscalização dos setores envolvidos na produção e comercialização dos alimentos.

Como exemplo dessa atividade, recentemente a SES/MT publicou o resultado do Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos (PARA), em produtos de hortifrutis, aplicado no Estado durante o ano de 2009, onde foi verificado que muitos dos produtos consumidos em Mato Grosso estão com resíduos de agrotóxicos além do permitido pelo Ministério da Saúde.

O PARA tem como objetivo garantir o desenvolvimento de ações que visam promover e proteger a saúde do indivíduo e da coletividade no que se refere a alimentos que podem afetar a saúde da população no âmbito de Mato Grosso.

PARTICIPANTES - Marcelo Adriano disse que a oficina conta com a participação de representantes de Universidades (públicas e privadas), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), das Vigilâncias em Saúde (VISAs) municipais, da Vigilância em Saúde (Visa) estadual, da Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (SBAAL) e do MT Laboratório.

Na oficina são discutidos cerca de 20 subtemas que serão abordados em forma de palestras, cursos, conferências e mesas redondas. Alguns dos subtemas são: Água para consumo humano, Alimentos funcionais e novos, Análise de risco, Análise sensorial, Comércio internacional de alimentos, Desenvolvimento e sustentabilidade na cadeia produtiva, Doenças transmitidas por águas e alimentos, Melhoramento, Controle de qualidade e segurança e Segurança alimentar nutricional e a saúde pública, dentre outros.

A ESCOLHA DE MATO GROSSO - O presidente da SBAAL, Everaldo Queiroz de Campos, explicou por que realizar os dois eventos na Capital de Mato Grosso. “Primeiro foi o entusiasmo e apoio com que o secretario Augusto Amaral recebeu o convite da SBAAL para sediarmos os dois eventos em Cuiabá. Depois vem a reconhecida competência técnica da equipe do MT Laboratório observada por nós em outros encontros, como os realizados em Ceará (Fortaleza) e Minas Gerais (Belo Horizonte) e que nos dá a certeza do sucesso da organização dos eventos aqui. Outro fator foi a boa estrutura para eventos de Mato Grosso: o Centro de Eventos do Pantanal tem categoria internacional “, justificou.

Deise Aparecida Pinatti Marsiglia, ex-presidente da sociedade também presente na oficina, concordou. “O Encontro Nacional e o Congresso são eventos interinstitucionais e intersetoriais e, nesse sentido, a participação de tantas instituições e setores dos segmentos envolvidos com a segurança da alimentação nos dá a certeza do sucesso dos eventos. O corpo técnico tanto do MT Laboratório como da própria Secretaria de Estado de Saúde é muito consistente e o entusiasmo dos participantes é contagiante. No início da oficina o auditório da Escola de Saúde Pública estava lotado de pessoas interessadas em participar na organização dos eventos”, explicou.

Deise Aparecida ressaltou que a oficina é uma descoberta nova da organização dos eventos e garante que a cada realização (os eventos acontecem de dois em dois anos) as propostas apareçam através das necessidades dos locais onde eles acontece
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet