Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Irã confia que diálogo nuclear se retome em 15 de novembro na Turquia

O Irã confia em que o diálogo nuclear com o denominado grupo 5+1 - formado pelos países membro permanente do Conselho de Segurança da ONU mais Alemanha - possa retomar em 15 de novembro na Turquia.


A afirmação foi feita nesta terça-feira o ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, em declarações reproduzidas pela agência de notícias local "Mehr".

"Já chegamos a um acordo sobre o local, que é Turquia, e agora estamos considerando a possibilidade que data para as conversas seja em 15 de novembro", afirmou após participar nesta terça-feira em Teerã em reunião ministerial dos países ribeirinhos do mar Cáspio.

O chefe da diplomacia iraniana disse que tem esperança em que as duas partes envolvidas possam alcançar "em breve" um acordo sobre a agenda da reunião.

Neste sentido, voltou a advertir "às potências ocidentais que encurralem sua postura de confronto e adotem uma posição mais construtiva".

Mottaki avançou no domingo que as conversas poderiam ocorrer na Turquia, informação ratificada pelo Governo turco, mas que não foi confirmada ainda pelo responsável de Assuntos Exteriores da União Europeia, Catherine Ashton, que exerce como porta-voz do 5+1.

A UE não confirmou a data anunciada nesta terça-feira por Motakki, que é a mesma de um mês atrás do diálogo sobre o controvertido programa nuclear iraniano.

Grande parte da comunidade internacional, com Estados Unidos e Israel à frente, acusa o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas cujo objetivo seria aquisição de um arsenal atômico, alegação que Teerã nega. EFE
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet