Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Arena Palestra Itália

Com obras em andamento, Verdão espera evento internacional na Arena

O cenário do estádio palmeirense hoje é bem diferente daquele que recebeu a sua última partida há exatamente quatro meses

O cenário do estádio palmeirense hoje é bem diferente daquele que recebeu a sua última partida há exatamente quatro meses. O antigo Parque Antártica, que dará lugar à moderna Arena Palestra Itália, já não apresenta mais condições de sediar um jogo de futebol. Parte do gramado já foi retirada, os bancos de reservas foram destruídos e cadeiras das numeradas foram removidas. Operários e máquinas trabalham diariamente nas obras. Na área social do clube, o ginásio, o restaurante e imóveis ao redor do espaço foram demolidos. Apesar do atraso para o começo dos trabalhos devido a questões burocráticas, a diretoria alviverde promete entregar a Arena dentro do prazo previsto, em abril de 2013.


A princípio, a Arena Palestra não está nos planos para ser utilizada na Copa do Mundo de 2014. Porém, sem fazer alarde, a diretoria alviverde coloca o local à disposição para o Mundial e mesmo para a Copa das Confederações em julho de 2013, já que o estádio do Corinthians só deve ficar pronto no final daquele ano. Mesmo se não for sede dessas duas competições da Fifa, os dirigentes garantem um evento grandioso para 2014, quando o clube completará cem anos.

- O Comitê Local de São Paulo nos solicitou que fosse enviado o projeto, e nós colocamos a Arena à disposição da CBF e da Fifa. Não sei se será utilizado, mas o estádio estará pronto a tempo e atenderá todas as exigências para sediar um jogo de Copa, que não seja a abertura (já que a capacidade necessária é de 65 mil pessoas). Mas independente de Copa do Mundo ou Copa das Confederações, teremos um grande evento internacional em 2014 para comemorar o centenário do Palmeiras. Pode ser um torneio, um quadrangular com grandes equipes, e também um show musical - afirmou José Cyrillo Júnior, diretor administrativo do Verdão.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM visitou o local e observou os primeiros passos da construção da nova casa do Palmeiras, que foi iniciada no último mês. Por enquanto, a parte social do clube é que sofre os maiores impactos. As demolições do ginásio e do restaurante, além das interdições de algumas áreas, já provocaram mudanças na rotina dos frequentadores. As primeiras construções a serem concluídas beneficiarão justamente os sócios. Os novos vestiários do clube, que serão feitos no lugar de casas que já foram derrubadas na Rua Padre Antônio Tomás, devem ficar prontos entre junho e julho do próximo ano. Já o prédio de quadras esportivas, que terá três andares, e o edifício administrativo têm previsão para serem finalizados em novembro de 2011.

Mas a ideia é também fazer obras maiores diretamente no estádio ainda neste ano. Segundo a diretoria, o atraso inicial por causa do pedido de laudos técnicos feito pela Prefeitura, e depois devido ao seguro exigido pela oposição, não causou grandes problemas. A intenção continua sendo demolir as numeradas neste mês de novembro. No próximo ano, também serão derrubadas partes das arquibancadas, localizadas do lado oposto das numeradas, mas o setor existente atrás do gol será aproveitado no novo projeto. O campo será deslocado sete metros em direção ao placar eletrônico, isso para que o anel de arquibancadas seja fechado sem prejudicar as piscinas do clube. Parte da grama já retirada do estádio foi doada para o Juventus e para a Sub-Prefeitura da Lapa. As cadeiras das numeradas e os assentos do setor Visa também foram removidos.

- O próximo passo é a demolição das numeradas, que está dependendo da definição do seguro. Mas devemos resolver isso ainda esta semana. Este ano também já começarão a ser feitas as fundações do prédio de quadras, do prédio administrativo e a reformulação da entrada pela Avenida Matarazzo. Também será feita a escavação de cerca de cinco metros para a construção dos novos vestiários, já que o terreno na Padre Antônio Tomás fica mais alto - explicou Cyrillo.

O estádio com capacidade para 45 mil pessoas em jogos de futebol, e 60 mil espectadores em shows musicais, está sendo construído pela WTorre com investimento total de cerca de R$ 300 milhões. Na última partida realizada no antigo Parque Antártica, no dia 9 de julho de 2010, o Palmeiras perdeu um amistoso para o Boca Juniors-ARG, por 2 a 0. Daqui a pouco mais de dois anos, os palmeirenses esperam voltar para casa, na futura Arena Palestra, e recuperar os momentos de glória.

- Apesar de algumas vozes contrárias, as obras estão em andamento, o trabalho está sendo feito e a Arena vai ficar pronta no prazo. Será um motivo de orgulho para todos os palmeirenses - disse Cyrillo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet