Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Presídios federais vão receber projeto de incentivo à leitura

Presos e agentes presidiários receberão oficinas de leitura em quatro penitenciárias federais do país. O projeto Uma Janela para o Mundo - Leitura nas Prisões será lançado nesta quinta-feira (11) em Porto Velho e estará também nos presídios federais de Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).


A iniciativa é uma parceria firmada entre a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), os ministérios da Cultura, Educação, Justiça e Desenvolvimento Agrário e o Depen (Departamento Penitenciário Nacional). O investimento é de R$ 160 mil e corresponde à instalação de oito pontos de leitura.

Cada ponto de leitura é composto por um acervo de 650 obras da literatura brasileira e estrangeira, material infantil e juvenil, DVDs e enciclopédias, entre outros itens. Os participantes do projeto terão acesso a computador e impressora, que ficarão à disposição inclusive das famílias dos internos durante as visitas.


Confira também
Lula volta a se queixar do TCU

Dilma anuncia equipe econômica até dia 20

As oficinas serão ministradas por escritores vinculados à Unesco, que usarão livros da própria instituição, com o enfoque especificamente em leitores adultos e jovens em formação. A equipe de tratamento penitenciário dará continuidade ao trabalho iniciado, tornando a atividade de capacitação permanente.

Projetos como o Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura, integram esta ação como forma de incluir os internos do Sistema Penitenciário Federal em suas políticas públicas de democratização do acesso ao livro e de incentivo à leitura
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet