Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Comunitário

3º Batalhão PM realiza aula inaugural do Curso Intensivo de Práticas de Policiamento

Na manhã de hoje aconteceu no auditório do Comando Geral da PM, em Cuiabá a abertura do Curso Intensivo de Práticas de Policiamento Comunitário para os policiais militares do 3º Batalhão PM que tem como responsabilidade o policiamento da grande Morada da Serra e adjacências.


O curso faz parte do Plano de otimização do policiamento do 3º BPM e tem como objetivo capacitar os integrantes do batalhão para melhor aplicabilidade da Filosofia de Polícia Comunitária, de forma a proporcionar competências e habilidades para execução do policiamento comunitário, fomentando a participação da comunidade organizada nas estratégias do policiamento orientado para o problema.

De início o curso irá capacitar 65 policiais militares divididos em duas turmas e terá a duração de três dias com aulas teóricas e principalmente práticas. O curso será ministrado por policiais especialistas na área de polícia comunitária.

Os militares capacitados irão trabalhar diretamente no policiamento comunitário e posteriormente todo o efetivo e, por se tratar de um plano piloto, na medida em for atingindo seus objetivos será estendido a todos os demais policiais da capital e posteriormente interior.

A abertura contou com a presença do Comandante Geral da PM Coronel Osmar Lino Farias, do Comandante Regional da Capital, Coordenador de Polícia Comunitária da SEJUSP, Presidentes de CONSEG’s e demais comandantes dos batalhões e companhias da capital.

Para o Comandante Geral da PM não basta o policial dizer que é comunitário, é necessário que ele se interaja com a comunidade de maneira possa envolvê-los na busca por soluções e melhorias na qualidade de vida dos moradores.

Durante a abertura do curso, o Coordenador de Polícia Comunitária Maj PM Jonas Duarte Araújo realizou uma palestra sobre a história do surgimento e a evolução da filosofia de Polícia Comunitária desde 1829 na Inglaterra, passando pelo Brasil Colônia até os dias atuais em Mato Grosso. Inclusive ressaltou que hoje MT é referência nacional na aplicação da filosofia de polícia comunitária e atualmente concluiu-se a implantação dos CONSEG’s em 100 % dos municípios mato-grossenses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet