Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Parlamento iraquiano marca reunião nesta quinta após 5 meses parado

O Parlamento iraquiano reúne-se nesta quinta-feira, pela primeira vez em cinco meses, para avançar na formação de um novo Governo, paralisado desde o pleito de 7 de março devido à falta de entendimento entre as forças políticas.


A reunião não estava confirmada até o dia anterior, quando os principais líderes políticos anunciaram, após três dias de reuniões, que tinham acordado pela constituição de um Conselho de Políticas Estratégicas e em reativar a reconciliação nacional.

Conforme Hassan al Sanid, dirigente da aliança Estado de Direito, liderada pelo primeiro-ministro em fim de mandato Nouri al-Maliki, durante as reuniões serão divididos os cargos de chefe de Estado, primeiro-ministro e presidente do Parlamento.

Hassan al Sanid garantiu que Maliki continuará liderando o Governo e que o curdo Jalal Talabani seguirá como presidente do país, enquanto a Presidência do Parlamento ficará com o partido Al Iraqiya, vencedor das eleições de março.

Nenhum dos líderes do Al Iraqiya se pronunciou a respeito, embora fontes do grupo tenham confirmado à Agência Efe que representantes do partido decidirão nesta quinta-feira o nome de seu candidato para presidir as sessões da Assembleia.

Fontes ligadas às reuniões disseram à Efe que Ayad Allawi desponta como presidente deste conselho e Osama al Nayifi, também de Al Iraqiya, como presidente do Parlamento.

A sessão, que inicialmente estava convocada para a última segunda-feira passada, será realizada nesta quinta-feira a partir das 15h (do horário local). EFE
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet