Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política BR

EVITE A DENGUE

Ministério da Saúde diz que surto de dengue não atinge MT

Cuiabá, Belém, Natal e Curitiba estão entre as 21 cidades que ainda não concluíram o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010, estudo promovido pelo Ministério da Saúde para avaliar a proliferação da doença e orientar sobre formas de combatê-la. A informação é do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que lançou oficialmente hoje (11) a campanha contra a dengue 2010.


De acordo com o LIRAa 2010, 15 municípios estão em risco de surto da doença no Brasil. Destes, 11 estão na região Nordeste, três no Norte e um no Sudeste. Isso significa que nestas cidades, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito transmissor.

Segundo o levantamento, outros 123 municípios, dos quais 11 capitais, estão em situação de alerta. Nestes municípios, entre 1% e 3,9% dos imóveis analisados registram infestação. Em 162 cidades há índice satisfatório, abaixo de 1%. Neste ano 465 cidades estavam programadas para participar do LIRAa. Ano passado foram 169.

Duas capitais da região centro-oeste (Brasília e Campo Grande) estão com índice satisfatório, de um total de 13 municípios nesta situação. Goiânia e mais seis cidades estão em situação de alerta, mas em nenhum foi verificado risco de surto.

Com nenhum município em risco de surto, a região Sul tem seis cidades em alerta e 14 em situação satisfatória (incluindo Porto Alegre e Florianópolis). Curitiba também está em fase de consolidação das informações. Até 16 de outubro deste ano foram notificados 936.260 casos de dengue clássica no país, dos quais 14.342 foram classificados como graves. O número de mortes de 592.

Para matar o mosquito que há 24 anos atormenta os brasileiros, a partir desta semana começam a ser veiculadas mensagens no rádio e na TV para alertar sobre as formas de prevenir a proliferação da doença. Com o novo slogan, “Dengue, Se você agir, podemos evitar”, a campanha será regionalizada a partir dos ciclos de chuvas entre novembro de 2010 e agosto do próximo ano e terá três fazes: Mobilização, Prevenção e Sintomas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet